Plataforma de voluntariado: entenda como funciona e como pode ajudar a sua empresa

Última atualização
setembro 21, 2020
Escrito por
MGN Consultoria

Plataforma de voluntariado é uma ferramenta que reúne inúmeras funcionalidades em um só lugar. Ela permite que o programa de voluntariado empresarial ganhe um espaço de gestão simplificado. 

Utilizar a plataforma de voluntariado é uma forma de ampliar o impacto das ações sociais de uma empresa. 

🔎 Voluntariado: o que é, como funciona e sua importância no ESG

Abaixo, vamos saber um pouco mais sobre as funcionalidades dessa ferramenta, tão necessária para o investimento social privado. 

Plataforma de voluntariado: 5 grandes vantagens 

Um dos maiores desafios de quem faz a gestão de um programa de voluntariado empresarial é manter os voluntários sempre engajados e realizados para que suas contribuições sejam constantes. 

A plataforma de voluntariado, por sua vez, tem como uma de suas grandes vantagens automatizar este engajamento para que ele ocorra de forma mais orgânica, mantenha o programa de voluntariado ativo e possa ganhar escala. 

Para além disso, as 5 grandes vantagens de investir na plataforma de voluntariado são:

  1. Simplificar a gestão de voluntariado: Em um mesmo espaço virtual é possível criar os perfis dos voluntários do programa, cadastrar as ações voluntárias e acompanhar sua evolução, controlar os inscritos em determinada ação, entre outros recursos. 
  2. Comunicação mais fácil e ativa: A plataforma de voluntariado também pode servir como uma rede social entre os voluntários, que passam a se comunicar de forma mais ágil e dinâmica. 
  3. Monitoramento de resultados: No ambiente da plataforma de voluntariado, é possível desenvolver um sistema de envio de relatos, o que permite mensurar resultados com muito mais facilidade.
  4. Ampliar o programa de voluntariado: Empresas que desejarem atingir outras comunidades e que pensam em ampliar suas ações sociais para localidades do Brasil todo ou, até mesmo, do mundo, podem utilizar a plataforma de voluntariado como uma ferramenta indispensável neste processo. 
  5. Foco na melhoria do programa: Com a plataforma de voluntariado, é possível deslocar tempo que era perdido com processos operacionais para ações mais estratégicas como engajar lideranças e desenvolver ações que estejam conectadas ao negócio e ao propósito da empresa. 

Depois de conhecer as 5 grandes vantagens da plataforma de voluntariado, você precisa saber como começar a utilizá-la. 


Leia mais sobre gestão de voluntariado: o que é e como fazer 


Plataforma de voluntariado: como começar 

De nada adianta construir uma plataforma de voluntariado sem antes entender quais as reais necessidades do seu programa de voluntariado empresarial. Afinal, a plataforma funciona como uma ferramenta que irá refletir seu programa e contribuir para a sua gestão. 

Entenda seu programa de voluntariado

Antes de usar a tecnologia a favor do voluntariado é preciso entender na prática como as ações voluntárias da empresa funcionam. Para isso, é imprescindível que a equipe de responsabilidade social, que tem a experiência da gestão do voluntariado na prática alinhada às políticas da empresa, esteja envolvida no desenvolvimento da plataforma. 

Durante o processo de desenvolvimento da plataforma de voluntariado, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:

  1. Qual é o formato operacional do programa?
  2. O programa já possui um histórico de engajamento dos voluntários?
  3. O programa já possui lideranças voluntárias ativas?
  4. Quantas pessoas em potencial usarão a tecnologia?
  5. De que forma a cultura organizacional está refletida no programa?

A plataforma de voluntariado deve atender a todas essas questões para tornar-se uma ferramenta realmente útil. É este o primeiro passo para unir voluntariado e tecnologia: construir ferramentas reais para pessoas reais

Considere que menos é mais 

Desenvolver uma plataforma de voluntariado com inúmeras funcionalidades, ao invés de facilitar a gestão do programa, pode atrapalhar. Por isso, considere que menos é mais e busque soluções que realmente reflitam as necessidades do voluntariado empresarial. 

Para saber onde vale mais a pena investir nas funcionalidades da ferramenta, é importante considerar se:

  1. Há necessidade de manter uma comunicação ativa entre os voluntários;
  2. O programa de voluntariado quer atingir outras localidades;
  3. Já existe a cultura do voluntariado na empresa;
  4. A empresa costuma utilizar plataformas e ferramentas de tecnologia para gerenciar outras áreas (por exemplo, plataformas para comunicação interna). 

E lembre-se: o grande potencial da tecnologia aplicada a um programa de voluntariado é de se criar soluções específicas para os desafios enfrentados. Não é o seu programa que tem que se adaptar a um sistema “de prateleira”.

Para a tecnologia, o céu não é o limite

Quando pensamos em tecnologia, abre um espaço infinito de possibilidades, que permite desenvolver ferramentas altamente funcionais. 

Mas é importante entender que ser funcional, neste caso, significa ajudar na transformação social, beneficiando públicos em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, a responsabilidade aumenta. 

É necessário, portanto, que a empresa busque uma ajuda qualificada, que entenda de voluntariado na prática, para que a plataforma de voluntariado incorpore em seu desenvolvimento esta expertise. Assim, as ações voluntárias conseguirão realmente surtir efeitos positivos nas comunidades. 

Saiba mais sobre as tecnologias do bem. Clique aqui!

Compartilhe

Twitter
URL has been copied successfully!

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo