Plataforma de voluntariado é uma ferramenta que reúne inúmeras funcionalidades em um só lugar. Ela permite que o programa de voluntariado empresarial ganhe um espaço de gestão simplificado.
Utilizar a plataforma de voluntariado é uma forma de ampliar o impacto das ações sociais de uma empresa.
🔎 Voluntariado: o que é, como funciona e sua importância no ESG
Abaixo, vamos saber um pouco mais sobre as funcionalidades dessa ferramenta, tão necessária para o investimento social privado.
Um dos maiores desafios de quem faz a gestão de um programa de voluntariado empresarial é manter os voluntários sempre engajados e realizados para que suas contribuições sejam constantes.
A plataforma de voluntariado, por sua vez, tem como uma de suas grandes vantagens automatizar este engajamento para que ele ocorra de forma mais orgânica, mantenha o programa de voluntariado ativo e possa ganhar escala.
Para além disso, as 5 grandes vantagens de investir na plataforma de voluntariado são:
Depois de conhecer as 5 grandes vantagens da plataforma de voluntariado, você precisa saber como começar a utilizá-la.
Leia mais sobre gestão de voluntariado: o que é e como fazer
De nada adianta construir uma plataforma de voluntariado sem antes entender quais as reais necessidades do seu programa de voluntariado empresarial. Afinal, a plataforma funciona como uma ferramenta que irá refletir seu programa e contribuir para a sua gestão.
Antes de usar a tecnologia a favor do voluntariado é preciso entender na prática como as ações voluntárias da empresa funcionam. Para isso, é imprescindível que a equipe de responsabilidade social, que tem a experiência da gestão do voluntariado na prática alinhada às políticas da empresa, esteja envolvida no desenvolvimento da plataforma.
Durante o processo de desenvolvimento da plataforma de voluntariado, é importante levar em consideração os seguintes aspectos:
A plataforma de voluntariado deve atender a todas essas questões para tornar-se uma ferramenta realmente útil. É este o primeiro passo para unir voluntariado e tecnologia: construir ferramentas reais para pessoas reais.
Desenvolver uma plataforma de voluntariado com inúmeras funcionalidades, ao invés de facilitar a gestão do programa, pode atrapalhar. Por isso, considere que menos é mais e busque soluções que realmente reflitam as necessidades do voluntariado empresarial.
Para saber onde vale mais a pena investir nas funcionalidades da ferramenta, é importante considerar se:
E lembre-se: o grande potencial da tecnologia aplicada a um programa de voluntariado é de se criar soluções específicas para os desafios enfrentados. Não é o seu programa que tem que se adaptar a um sistema “de prateleira”.
Quando pensamos em tecnologia, abre um espaço infinito de possibilidades, que permite desenvolver ferramentas altamente funcionais.
Mas é importante entender que ser funcional, neste caso, significa ajudar na transformação social, beneficiando públicos em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, a responsabilidade aumenta.
É necessário, portanto, que a empresa busque uma ajuda qualificada, que entenda de voluntariado na prática, para que a plataforma de voluntariado incorpore em seu desenvolvimento esta expertise. Assim, as ações voluntárias conseguirão realmente surtir efeitos positivos nas comunidades.
Saiba mais sobre as tecnologias do bem. Clique aqui!
Compartilhe