Dia Internacional do Voluntariado: saiba tudo sobre a data e como você pode se tornar um voluntário

Última atualização
novembro 10, 2021
Escrito por
MGN Consultoria

O Dia Internacional do Voluntariado é uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações voluntárias ao redor do mundo no dia 5 de dezembro

Mas é claro que a data é só um indicativo, um marco legal, para reforçar a importância e o significado do trabalho voluntário. 

De acordo com a Lei 9.608/1998, o trabalho voluntário é definido como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. 

Praticar o voluntariado envolve a entrega de tempo, trabalho e talento em prol de alguma causa, organização ou grupo de pessoas. Trata-se de uma oportunidade de conhecer outras realidades, aprender novas funções, viver outras experiências e, até mesmo, de se aprimorar profissionalmente. 

Dia Internacional do Voluntariado: como surgiu 

Sem um marco específico, o dia 5 de dezembro foi a data escolhida pela ONU para lembrar e reconhecer o trabalho voluntário. A data foi instituída no ano de 1985, quando as Nações Unidas percebeu que era importante incentivar a prática do voluntariado pelo mundo.

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado é comemorado em 28 de agosto, e foi instituído através da Lei nº 7.352/1985, promulgada pelo então presidente da República José Sarney. 

A cada ano, a ONU define um tema a ser trabalhado nas ações de voluntariado. Todos os temas são pensados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são: 

  1. Erradicação da Pobreza
  2. Fome Zero
  3. Saúde e Bem Estar
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Gênero
  6. Água Potável e Saneamento
  7. Energia Limpa e Acessível
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura
  10. Redução das Desigualdades
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
  12. Consumo e Produção Responsáveis
  13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
  14. Vida na Água
  15. Vida Terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e Meios de Implementação

Nos últimos dois anos, a pandemia de Covid-19 incentivou a ONU a trazer temas como voluntariado online, espírito voluntário durante uma crise sanitária mundial, e como as ações voluntárias passaram a ter novo sentido nestes tempos.

Dia Internacional do Voluntariado: 5 maneiras de comemorar 

Como o dia 5 de dezembro é um marco para incentivar as pessoas a praticarem o voluntariado, nada melhor do que dar dicas de como comemorar o dia do voluntariado praticando trabalhos voluntários. 

Por isso, seguem abaixo algumas maneiras de como você pode praticar o voluntariado:

1 - Apoie uma ONG

A escolha de uma instituição para dedicar seu tempo, trabalho e talento é uma das formas mais certeiras de praticar voluntariado, afinal, geralmente, uma instituição já vai fornecer os insumos necessários para o voluntariado. 

Visite uma organização e pergunte no que você pode ser útil. Por exemplo, auxiliar no administrativo da instituição, ou reservar um período do seu dia para dar aulas para crianças, ou contar histórias para idosos. 

2 - Organize uma campanha de doação 

Muitas vezes a doação não é considerada uma prática voluntária, mas é sim um meio de promover o bem. Quem se dispõe a doar, está apoiando uma causa de seu interesse. 

Uma forma voluntária de apoiar uma organização social ou uma causa é organizando uma campanha de doação. Alimentos, brinquedos, roupas, livros, materiais de higiene e kits anti-Covid são materiais que geralmente as organizações sociais precisam.


Leia mais: Como doar respeitando o distanciamento 


3 - Faça palestras em organizações

Se você tem o talento de ensinar para um público específico algo que sabe bastante, que tal organizar uma palestra em uma organização social? Ações pontuais também são meios de se doar para o próximo. 

Como exemplo, podemos citar uma oficina de como elaborar um currículo, tema de extrema importância para aquelas organizações que trabalham com ressocialização de ex-detentos, ou inserção de jovens no mercado de trabalho, ou ainda, que trabalham com refugiados. 

4 - Mobilize para uma causa 

Outra maneira de comemorar o dia do voluntariado é mobilizando para alguma causa de seu interesse. Para isso, basta ter uma ferramenta bastante conhecida por todos nós: as redes sociais. 

Divulgar campanhas de doação, contatos de organizações, alguma ação social específica que vai acontecer no seu bairro, entre outras coisas, é também uma maneira de ajudar. Felizmente, com as redes sociais, ganhamos a vantagem de democratizar informações e conteúdos e podemos usar isso para o bem!

5 - Organize ações para a melhoria do meio ambiente 

Muitas vezes, achamos que o trabalho voluntário se restringe a uma ONG, ou instituição. Mas você pode praticar o voluntariado no seu condomínio ou bairro. 

A revitalização de uma praça, plantio de árvores, ações voltadas para a reciclagem de materiais, coleta seletiva, plogging, são exemplos de ações que podem ser realizadas sem apoio de uma organização específica. 


Plogging: conheça o esporte que une exercício físico com sustentabilidade


É importante ressaltar que o trabalho voluntário pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha espírito cívico e interesse por ajudar a construir uma sociedade melhor. Se você tem interesse em iniciar um trabalho voluntário, o primeiro passo já foi dado.

Dia Internacional do Voluntariado: passo a passo de como se tornar voluntário

Para se tornar voluntário é preciso ter boa vontade de ajudar o próximo. Tendo isso, o passo a passo a seguir fica mais fácil. Veja:

  1. Escolha uma causa: Quando você para para pensar numa causa que toca seu coração profundamente, é nisso que você tem que se dedicar voluntariamente, porque é nesta causa que você vai encontrar forças para dar continuidade ao trabalho voluntário. 
  2. Escolha uma organização ou local de atuação: Para facilitar o trabalho voluntário é importante atuar em uma organização ou local próximo à sua casa ou trabalho. Durante a pandemia de Covid-19, muitos voluntários passaram também a se dedicar ao voluntariado online
  3. Faça um planejamento: É muito comum, quando iniciamos um trabalho voluntário, nos deixar levar pela emoção e “abraçar o mundo”. Por isso, o planejamento é fundamental. Tome consciência de que não é possível resolver todos os problemas do mundo de uma vez só, então foque e planeje-se de acordo com a sua disponibilidade. 
  4. Ouça sempre a comunidade: Este é mais que um passo, é uma dica extremamente importante para realizar um trabalho voluntário. Não adianta levar para uma comunidade específica a solução para um problema, ou uma ideia fabulosa que só está na sua cabeça. Ouvir os problemas da comunidade antes de atuar faz parte de todo processo de aprendizagem e aprimoramento do trabalho voluntário. 

Ao doarem sua energia e sua generosidade, os voluntários estão respondendo a um impulso humano básico: o desejo de ajudar, de colaborar, de compartilhar alegrias, de aliviar sofrimentos, de melhorar a qualidade da vida em comum. 

Portanto, afirmamos que o voluntariado ajuda também na saúde mental de quem o pratica. Se você se interessou em começar agora a praticar o voluntariado, que tal baixar nosso e-book sobre Saúde Mental e Voluntariado? 

Clique aqui e acesse o nosso conteúdo sobre o tema. 

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo