E-learning significa eletronic learning que, em português, se refere a aprendizado eletrônico. Esta é uma modalidade de ensino à distância (EAD), que incentiva a auto-aprendizagem. Ou seja, você consegue aprender sobre o que quiser sem sair da sua casa, de forma autodidata.
O e-learning permite que o(a) aluno(a) consuma conteúdos em um ambiente digital, auxiliado(a) por um(a) professor(a). Por poder ser acessada a aula em qualquer lugar, o e-learning é um meio de democratizar o conhecimento.
Há muitas vantagens em investir no e-learning. Algumas delas são:
Não é de hoje que a forma de consumir conteúdo vem se transformando. Com a educação não é diferente. A pandemia do novo coronavírus trouxe um novo olhar para a forma como as pessoas se relacionam com a aprendizagem online.
Empresas, escolas e universidades tiveram que se adaptar ao modelo de e-learning para garantir a sobrevivência em meio ao estado de calamidade pública que estamos vivendo.
O e-learning faz parte hoje de uma grande transformação social que o Brasil e o mundo vêm passando. Portanto, tornou-se uma importante ferramenta de mobilização e de democratização do conhecimento.
Mesmo ganhando este papel na sociedade, o e-learning deve ser usado com responsabilidade e pensando sempre em maneiras de conseguir chegar a todos, de forma segura e democrática.
É de responsabilidade do poder público e privado garantir acesso à internet a populações de baixa renda e condições tecnológicas para utilizar o e-learning como uma ferramenta de transformação social.
Promover a educação online tem grandes desafios. Mas alguns deles são facilmente resolvidos quando se tem um planejamento estruturado. Para te ajudar neste processo, siga o passo a passo abaixo:
O e-learning funciona através de plataformas de aprendizagem chamadas LMS (Learning Management System). Essas plataformas são como salas de aula virtuais ou ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
Dentro desses ambientes virtuais, existem várias possibilidades de interação entre a turma, como fóruns de perguntas, permitindo que o(a) aluno(a) entre em contato com o(a) tutor(a) de forma muito mais rápida e direta.
O formato do curso depende muito do público-alvo. Normalmente, os cursos online são transmitidos por meio de videoaulas, ao vivo ou gravadas previamente. Esses vídeos podem ser disponibilizados por plataformas de streaming, como o YouTube, ou colocados diretamente na plataforma LMS.
Os cursos online em formato escrito também são bastante comuns, mas exigem um trabalho de diagramação maior e que considere a experiência dos usuários, que são alunos do curso.
Um dos pontos importantes na hora de criar um conteúdo de curso é garantir que os alunos acessem todos os módulos. Para isso, programar entrega de atividades é uma ótima estratégia no e-learning.
O e-learning apresenta um modelo totalmente online. Todas as aulas são acessadas por um ambiente virtual, onde o aluno encontra todas as referências que precisa para aprender.
Já o blended learning, ou b-learning, é um modelo de educação que combina a educação online com o curso presencial. Este termo assumiu diferentes denominações, como aprendizagem híbrida.
Esta metodologia pode ser estruturada com atividades síncronas e assíncronas. Ou seja, professor(a) e aluno(a) trabalham juntos em um horário pré-definido ou em horários flexíveis.
O b-learning utiliza a tecnologia para somar o conteúdo e melhorar o aprendizado, porque busca combinar o melhor do ensino presencial com o ensino online.
Agora que você já sabe o que é e-learning e seus benefícios comece a planejar suas aulas.
Compartilhe