deImpacto social é como organizações, empresas ou ações dos indivíduos afetam a comunidade do entorno. Em nível empresarial, representa o resultado de uma ação, projeto, programa ou política implementada por uma empresa como parte de sua responsabilidade social.
Sabemos o resultado de uma ação social quando avaliamos seu impacto e, a partir disso, aperfeiçoamos a ação alinhada às necessidades da comunidade do entorno e da empresa.
Um negócio do bem é quando uma empresa cria projetos e ações que causem um saldo de impacto social empresarial positivo para a comunidade do entorno. Buscar um impacto social positivo é também um investimento para o futuro da organização.
Abaixo, falamos um pouco sobre impacto social empresarial, por que investir, como fazer e como avaliar.
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Qual a importância de se investir em impacto social empresarial? Como a sociedade está em constante transformação, os desafios que antes eram locais agora estão sendo discutidos em nível global.
Em um piscar de olhos, é possível que o problema de uma comunidade específica caia na rede e atinja pessoas do mundo todo, o que antes do avanço da tecnologia digital, era mais difícil de acontecer.
Com empresas não é diferente. Um problema interno, em instantes, pode manchar uma marca por muito tempo. Cada vez mais, negócios de sucesso precisam dialogar com suas comunidades e nações, seguindo a grande tendência de realizar ações que ajudem a mudar o mundo para melhor.
Podemos dizer que a responsabilidade social deve ser encarada como um investimento para a própria sobrevivência da marca. Empresas devem criar a consciência de que são também responsáveis pelo bem-estar da sociedade.
E, cá entre nós, são mesmo! É cada vez mais urgente que as organizações criem uma realidade mais justa e próspera para as próximas gerações.
Quando as empresas despertam para a importância do impacto social empresarial, colocam o cliente em primeiro lugar e criam o chamado “capitalismo consciente”.
Colocar o cliente em primeiro lugar é também cuidar do bem-estar dele e das pessoas que importam para ele. Não somente por querer conquistar esses consumidores, mas também para desenvolver projetos que realmente fazem uma diferença na sociedade.
Outro ponto importante é o investimento. Os investidores buscam empresas que realmente pensem em conjunto com a comunidade, desenvolvendo ações para o bem-estar social.
Esses são os motivos principais para investir no impacto social empresarial: ter uma marca reconhecida por boas ações e, ainda, conquistar investidores.
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Quando uma empresa começa a pensar no seu impacto social é comum cair na dúvida de como se define um negócio de impacto positivo.
São negócios de impacto social empresarial positivo aqueles que:
Há ainda a possibilidade de implementar combinações dos itens acima citados para melhor atender os objetivos do negócio. As empresas não precisam escolher apenas uma maneira de se envolver em atividades voltadas para a comunidade.
Há diversas maneiras de impactar positivamente a comunidade do entorno da empresa. O impacto social empresarial pode surgir de ações que vão desde o micro ao macro.
Ao micro, atribuímos ações pontuais, para resolver problemas específicos de uma comunidade. Por exemplo, uma escola que esteja necessitando de materiais escolares; uma organização social que esteja precisando de alimentos; e assim por diante. Uma empresa pode organizar uma campanha de arrecadação e resolver estes problemas pontuais.
Quando tratamos do macro, o cenário muda bastante. Imaginamos que a mesma escola que esteja precisando de materiais também encare problemas como uma crescente evasão escolar. A área de responsabilidade social, por meio de um estudo específico de diagnóstico, pode identificar a raiz do problema de evasão e criar ações mais estratégicas para ajudar a instituição.
O primeiro passo para uma empresa começar a investir no impacto social empresarial é traçar um plano de gestão que comprometa com as ações sociais e, nele, analisar quais são as oportunidades que a empresa tem de iniciar um projeto.
Após identificados os problemas, é necessário fazer um estudo sobre as oportunidades de atuação versus o que a empresa considera importante para o reconhecimento da marca.
Neste aspecto, também entra um estudo de benchmarking para analisar quais as tendências de mercado na área de responsabilidade social e atrelar as tendências às ações específicas.
Outro passo importante é a mobilização interna. É preciso envolver os funcionários internamente para que a transformação aconteça de dentro para fora. Firmar esse “ato de se importar com o mundo” dentro da cultura da empresa é cravar essa mensagem como um valor interno.
Por último, montar um projeto social piloto, que servirá como um teste, é um passo muito necessário. É uma fase que vai ajudar a empresa a entender o que funciona e se realmente será útil e importante para a comunidade.
Usar métodos empresariais de avaliação de impacto também na área de responsabilidade social ajuda a gerenciar melhor o processo e aperfeiçoar as ações ao longo do tempo.
Quando se trata de projetos sociais, a avaliação de impacto social surge para identificar se a finalidade está sendo cumprida. Ou seja, se aquela determinada ação está fazendo a diferença na comunidade do entorno da empresa - ou onde a ação foi aplicada.
Para que uma avaliação de impacto social dê certo é preciso que todo o processo da ação ou projeto social esteja muito bem definido e alinhado ao negócio. Definir objetivos, metas e traçar um plano estratégico de gestão é fundamental para garantir o sucesso de uma avaliação.
São muitas as formas de avaliar o impacto social de um projeto. Para tanto, a empresa deve seguir o passo a passo:
Feito isso, a empresa poderá optar pela continuidade de sua ação social, pelo aprimoramento, ou quaisquer outras atitudes advindas de uma avaliação.
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