Como usar o Inbound Marketing em projetos sociais?

Última atualização
setembro 20, 2018
Escrito por
Luana Costa

Está mais do que comprovado que usar a tecnologia para atingir uma massa cada vez maior de pessoas é uma boa estratégia para multiplicar uma boa ação e conteúdos positivos. E uma forma muito eficaz de atingir o público certo, atraindo e mobilizando pessoas que estão realmente interessadas naquele conteúdo, é o Inbound Marketing.

Um conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante é o que chamamos de Inbound Marketing, ou marketing de atração em português. Essas estratégias estão cada vez mais ganhando espaço no mercado em geral. As empresas estão se dando conta da importância de se criar conteúdo relevante na internet e se posicionarem também como especialistas, explorando diversos canais.

Inbound marketing para programas de educação

Trabalhar com programas sociais de educação significa ter que encarar diversas peculiaridades. Isso se dá porque o fazer educação foi mudando muito em pouco tempo. E há uma grande desigualdade presente nas instituições de ensino. Hoje em dia, por exemplo, cursos de ensino à distância estão tomando conta também dos projetos sociais voltados ao tema de educação.

A proposta de usar o Inbound Marketing nos programas sociais de educação à distância é justamente atrair pessoas interessadas por aquele determinado conteúdo, convertendo-as em mobilizadoras da causa e multiplicando a proposta do projeto para o público alvo efetivo.

Usar a educação à distância (e-learning) em programas sociais é saber usar a tecnologia para fazer o bem. Alinhar conteúdo relevante com mobilização social é uma boa prática. Por exemplo, um professor que esteja buscando aprimorar seus conhecimentos e, pesquisando na internet, encontra um curso totalmente gratuito que dê a ele a chance de melhorar suas aulas e levar conteúdo atualizado aos seus estudantes em sala de aula.

O Inbound Marketing, neste caso, serviria como um atrativo para este professor, dando a ele chances de encontrar aquilo que trará conteúdo para suas aulas. Construindo conteúdo relevante para atrair o público alvo, o marketing de atração se consolida como uma ferramenta importante também em projetos sociais.

O caso do Impulsiona Educação Esportiva

Durante o ano de 2017, a MGN ajudou a estruturar o início do programa Impulsiona Educação Esportiva, do Instituto Península. O programa tornou-se referência no uso de Inbound Marketing em projetos sociais voltados à área de Educação.

Com uma produção massiva de conteúdos digitais e cursos online, conseguiu atingir mais de 10 mil escolas no primeiro ano de atuação em todo o Brasil. Professores de Educação Física e coordenadores pedagógicos foram formados pelos cursos online do Impulsiona e multiplicaram seus conteúdos em suas escolas.

Durante a divulgação dos conteúdos, várias segmentações foram criadas, o que fez com que os cursos fossem direcionados para seus devidos públicos. Esse tipo de atitude ajudou a fidelizar o público do Impulsiona e incentivou o programa a ter verdadeiros embaixadores engajados na causa da educação esportiva.

Para saber mais sobre os projetos sociais de educação coordenados pela MGN, clique aqui.

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo