Trabalho voluntário e saúde mental: entenda a relação

Última atualização
maio 6, 2020
Escrito por
Luana Costa

Que o trabalho voluntário faz bem para o estado emocional das pessoas nós já sabemos. Afinal, é muito comum ouvir que o afeto recebido durante uma ação de voluntariado traz sensações como:

  1. Se sentir útil para a sociedade;
  2. Não focar nos próprios problemas;
  3. Aprender a valorizar a vida, entre outras. 

Qual será, então, a relação do trabalho voluntário com a saúde mental? Quando se escolhe fazer um trabalho voluntário, os primeiros argumentos se referem, quase sempre, aos benefícios que aquela ação trará para uma organização social ou uma causa. 

Contudo, só quem experiencia uma ação de voluntariado conhece o grande poder transformador também na saúde mental. Ao realizar um trabalho voluntário, é possível notar uma melhora na saúde física e emocional. 

Ou seja, isso tudo reafirma a máxima: o trabalho voluntário pode fazer tão bem ao voluntário quanto ao público beneficiado

Trabalho voluntário e saúde mental: quais os principais benefícios dessa relação?

O trabalho voluntário é muito eficaz na aprendizagem de novas habilidades. O engajamento nesse tipo de trabalho é um ponto positivo no currículo profissional e para a vida pessoal por aprender, aprimorar competências e também socializar.

Dessa forma, os principais benefícios que o trabalho voluntário traz à saúde mental são:

  1. Desenvolvimento de empatia: você passa a olhar com outros olhos para os problemas sociais e aprende a se colocar no lugar do(a) outro(a);
  2. Sensação de satisfação: ao fazer um trabalho voluntário, você sente que está ajudando alguém e/ou uma causa e isso aumenta a sensação de satisfação consigo mesmo(a) e com o seu papel no mundo. 
  3. Aprende a se relacionar com públicos distintos: o trabalho voluntário faz com que você entre em contato com públicos diversos que, muitas vezes, não fazem parte do grupo do qual está acostumado(a) a interagir. Isso faz com que você desenvolva a habilidade de se comunicar melhor. 
  4. Aperfeiçoamento de habilidades que já existem: ao oferecer um trabalho voluntário, você também aperfeiçoa aquelas habilidades que já possui e, melhor ainda, as direciona para fazer o bem ao próximo. 

Em tempos de pandemia mundial e de isolamento social, em que manter a saúde mental é um desafio constante, fazer trabalho voluntário pode ser uma saída bastante eficaz. Além de fazer bem ao próximo, é uma forma de manter a mente sã e criar espaço para novos aprendizados e vivências. 


LEIA MAIS: VOLUNTARIADO ONLINE: ENTENDA COMO FUNCIONA


Trabalho voluntário e saúde mental: quais os seus impactos na sociedade e no indivíduo?

O trabalho voluntário impacta na sociedade de diversas maneiras. De acordo com as Nações Unidas, “o voluntariado produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social e contribui para uma sociedade mais coesa, através da construção da confiança e da reciprocidade entre as pessoas”. 

Dessa forma, alguns dos benefícios do trabalho voluntário para a sociedade são:

  • Construção de uma sociedade mais justa e menos desigual; 
  • Melhora a relação entre as pessoas; 
  • Ajuda na transformação social
  • Permite que uma parcela economicamente privilegiada da sociedade conheça de forma mais profunda a desigualdade social. 

Ao reunir os impactos do trabalho voluntário no indivíduo e na sociedade, logo, o voluntariado torna-se um mecanismo que promove a saúde mental e, por sua vez, melhora a relação do indivíduo com a comunidade onde vive.


BAIXE AQUI O E-BOOK SAÚDE MENTAL E VOLUNTARIADO


Como identificar o trabalho voluntário ideal para você?

A satisfação pessoal, ao realizar um trabalho voluntário, está ligada aos serviços que podem ser prestados à sociedade. Portanto, ela surge quando aquela ação ou causa faz sentido para o(a) voluntário(a). 

Por exemplo, se você é sensibilizado(a) com a causa animal, pode oferecer seu tempo, trabalho e talento para uma organização que cuide de animais ou que se preocupe com o meio ambiente. 

Escolher uma causa que tenha a ver com a sua personalidade é o primeiro passo para que o trabalho voluntário faça bem à sua saúde mental. 

Outros pontos importantes que devem ser considerados são:

  • Optar por um trabalho voluntário que não atrapalhe sua rotina de trabalho profissional e não te deixe sobrecarregado(a); 
  • Escolher uma organização social de confiança e que tenha boa reputação. Você pode avaliar uma instituição social conversando com seus gestores e esclarecendo todas suas dúvidas sobre o trabalho desenvolvido ali; 
  • Deixar claro para a organização social o que você pode oferecer e quais são seus limites. 

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE COMO IDENTIFICAR UMA ONG CONFIÁVEL


Vale ressaltar também a importância de conhecer suas próprias habilidades e identificar os principais estímulos que leva cada pessoa a se sentir gratificada pelo trabalho realizado. 

A melhora na saúde mental, por sua vez, tem a ver com o sentido que é dado às atividades que realizamos. Por isso, junto aos benefícios que o trabalho voluntário traz em termos cognitivos, há o fato de que a saúde mental depende da capacidade de saber escolher o trabalho voluntário ideal. 

Se você quer começar agora um trabalho voluntário, baixe grátis nosso conteúdo com 5 ações de voluntariado online para fazer durante o isolamento social. 

BAIXE AQUI: 5 TRABALHOS VOLUNTÁRIOS PARA VOCÊ FAZER SEM SAIR DE CASA

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo