A gamificação nas empresas é uma estratégia que dialoga bem com as novas gerações, permitindo uma maior interação entre os colaboradores e contribuindo para o fluxo de trabalho.
Gamificação trata-se de utilizar elementos e princípios de um jogo para criar uma experiência de aprendizagem eficaz e envolvente.
A gamificação nas empresas permite que os colaboradores melhorem seu desempenho por meio de feedbacks em tempo real, estratégias de mobilização e engajamento. Isso faz com que o (a) colaborador (a) alcance objetivos individuais e, consequentemente, organizacionais.
Motivar a gamificação nas empresas é algo que incita necessidades comuns do ser humano, especificamente no ambiente de trabalho. Alguns exemplos são necessidades por:
Em um jogo, por mais que se formem equipes, você deve se esforçar com autonomia para conseguir atingir a meta final.
Esse processo de atingir a meta menciona a sua competência diante do desafio. E, ainda, estimula que um (a) interaja com o (a) outro (a), motivando a socialização.
Há dois tipos de jogos que podem ser utilizados para estimular os colaboradores a participarem do programa de voluntariado: jogos cooperativos e jogos competitivos.
Conheça nossos projetos que utilizam a gamificação no voluntariado empresarial
Para estimular que as equipes compitam entre si, é preciso estar sempre coordenando a competição. Isso significa que a dedicação da gestão é bem maior e, consequentemente, o custo também é maior.
Porém, como competir é uma forma de estimular as pessoas a cumprirem suas metas, para algumas empresas, é o melhor método de engajar seus colaboradores.
Nos jogos cooperativos, por outro lado, o custo de coordenação e gestão da gincana é menor, porque não se exige tanto esforço para cálculo de pontuações. Isso acontece devido ao fato de todos (as) estarem em busca de um objetivo comum.
Seja qual for o formato adotado para estimular a gamificação nas empresas, o mais importante é que os (as) colaboradores (as) estejam engajados (as) em uma causa. Por isso, a premiação sempre deve ter um viés solidário. Um exemplo é a destinação de uma quantia de dinheiro ou doação dos mais diversos tipos a uma organização social da preferência deles (as).
Desenvolver gincanas com um propósito social e colaborativo é uma das maneiras mais eficazes de engajar os (as) voluntários (as). Para quem está começando a implementar um programa de voluntariado empresarial, vale a pena conhecer o conceito de gamificação nas empresas quando aplicado também na área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Clique aqui para saber mais sobre como implementar projetos de voluntariado na sua empresa!
Compartilhe