Gestão da diversidade é a estratégia que garante um ambiente realmente diverso, inclusivo, respeitoso, amigável e produtivo nas organizações.
Para isso, é importante implementar treinamentos voltados para o aumento da consciência da diversidade e dos vieses inconscientes que alimentam nossos estereótipos. Nesse sentido, ter uma equipe focada em realizar a gestão desses treinamentos é fundamental.
As funções da gestão da diversidade são:
Para fazer isso, é preciso ter uma equipe de liderança responsável por coordenar a gestão da diversidade. Por exemplo, formar um comitê de diversidade com representantes de diversas áreas para se ter uma visão geral de toda a empresa e aumentar as chances de engajamento.
Dessa forma, o comitê entenderá como ninguém como funciona a empresa e como os colaboradores enxergam a diversidade. Isso ajudará no planejamento de ações para criação e fortalecimento da diversidade na empresa, sempre em conversa com as lideranças da própria organização.
Para cumprir com todas as funções da gestão de diversidade, algumas estratégias são recomendadas, como:
A comunicação interna é responsável por fazer com que toda a empresa fale a mesma língua; por isso, ela é fundamental para as ações de diversidade.
Além disso, uma campanha de comunicação interna com o tema de diversidade bem executada pode ser uma forma muito eficiente de mudar a postura e forma de pensar dos colaboradores.
Outra importante ferramenta de mobilização e engajamento dos colaboradores é ter a liderança envolvida nas ações de diversidade.
O líder é um formador de opinião. Por isso, mudar a forma de pensar e agir da liderança é o primeiro passo para engajar os demais colaboradores que, por sua vez, acabam por agirem conforme são liderados.
Além de saberem como lidar com determinadas situações ou resistências por parte das lideranças, empresas especializadas em diversidade também realizam o acompanhamento periódico para entender como está a evolução do clima organizacional.
Como diz o ditado, “santo de casa não faz milagre”. Uma empresa especializada pode dar uma visão de fora sobre comportamentos muitas vezes ignorados por quem está dentro da empresa e trazer soluções que nunca seriam pensadas.
Para criar projetos de diversidade na empresa, é preciso começar conhecendo a instituição. Uma das formas de fazer isso é realizando o Censo da Diversidade, com o propósito de levantar dados sobre o perfil do público interno.
Ao aplicar o Censo, a gestão de diversidade passa a entender quais os públicos internos que estão mais evoluídos em termos de diversidade, e quais precisam ser melhor trabalhados.
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O sucesso de ações voltadas para a diversidade nas empresas depende, sobretudo, de um bom alinhamento com os propósitos organizacionais. Nesse sentido, uma vez que as lideranças querem mudar o clima organizacional e estabelecerem políticas e condutas de inclusão, toda a empresa tem mais chance de se engajar.
Para manter uma gestão eficiente, é preciso, primeiro, de um bom planejamento a partir do diagnóstico.
Além disso, ao realizar o diagnóstico da empresa, o comitê de diversidade passa a ter todas as informações necessárias para criar projetos de engajamento e mobilização dos mais diversos tipos, como:
O conceito de gestão da diversidade surgiu nos anos 90, nos Estados Unidos. Muito antes, nos anos 50, já se iniciava um debate em torno da diversidade por conta da forte inserção da mulher no mercado de trabalho, das reivindicações do movimento negro e do crescimento da expectativa de vida. Mas foi somente a partir dos anos 90 que as organizações começaram a olhar com mais cuidado para o tema.
Dessa forma, a gestão da diversidade nas organizações surge como uma prática gerencial utilizada pela administração de recursos humanos. Hoje, ela pode ser feita com uma equipe formada por representantes de várias áreas, em diálogo com o RH. Seu principal objetivo é criar um ambiente que converse com a sociedade na qual a empresa está inserida.
Isso quer dizer atrair profissionais de diversas formações, experiências e culturas e criar formas de integração entre eles para que, além de formar um ambiente confortável, também aumentar a competitividade no mercado de trabalho.
Além disso, ter uma visão diferenciada sobre o mesmo negócio faz com que a empresa dialogue muito melhor com o seu público-alvo. Consequentemente, a organização ganha a possibilidade de desenvolver seus produtos e serviços alinhados com o que o consumidor quer.
A sociedade vem evoluindo e exigindo seus direitos de igualdade e inclusão dos menos favorecidos. Isso gera a necessidade de implantar novas políticas e condutas e de aprimorar sua forma de se comunicar tanto com seu público externo quanto interno.
Por isso, investir na gestão de diversidade gera um comprometimento com a sociedade em geral e acaba por beneficiar a empresa como um todo.
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