Projetos para ongs: por que é importante e como fazer

Última atualização
junho 25, 2020
Escrito por
MGN Consultoria

Projetos para ONGs representam a estruturação de propostas com o intuito de melhorar o gerenciamento das organizações sociais, a fim de que elas possam manter seus projetos ativos. Este objetivo está ligado à arrecadação de recursos. 

Muitas ONGs não conseguem fazer melhorias em seus projetos por falta de recursos financeiros suficientes e, portanto, precisam buscar formas de garantir sua sustentabilidade. 

As organizações da sociedade civil exercem um papel fundamental em nossa sociedade. Contudo, sabemos que, para garantir o sucesso de suas ações, essas organizações deveriam ser geridas por meio de um processo formal. Isso quer dizer que obedecessem as etapas de:

  1. planejamento; 
  2. acompanhamento;
  3. análise de resultados; e
  4. controle. 

Certamente, se as organizações sociais investissem em sua gestão, elas dariam início a mais projetos e alcançariam melhores resultados, o que implica diretamente em ajudar mais pessoas.


Leia mais sobre gestão de ONGs, sua importância e seus impactos 


Projetos para ONGs: qual é a sua importância?

As ONGs são menos burocráticas e mais flexíveis que órgãos governamentais. Também apresentam mais disposição para experimentações do que as empresas privadas. 

Essas características permitem que as organizações do terceiro setor encontrem as melhores e mais eficazes maneiras para manter as próprias atividades, levantar recursos e gerenciar o dia a dia, garantindo a sua sustentabilidade. 

Alguns pontos importantes devem ser definidos na hora de estruturar os projetos para ONGs, como: 

  1. Tipo jurídico da organização
  2. Forma de atendimento da ONG (se ela atende o público beneficiado diretamente ou indiretamente); 
  3. Tipo de trabalho realizado;
  4. Público atendido;
  5. Tamanho da instituição; e 
  6. Principais fontes de recursos. 

Tipos de projetos para ONGs

Existem alguns tipos de projetos para ONGs que podem ser desenvolvidos para melhorar o trabalho realizado pelas organizações. Cada projeto pode focar em uma área específica, dependendo dos objetivos e necessidades da ONG. 

Abaixo, listamos alguns exemplos de projetos para ONGs. 

Pesquisa de impacto 

Muitas vezes, para se saber para onde ir, é preciso analisar antes quais estratégias impactaram mais e melhor os beneficiados de sua organização. Isso pode ser feito por uma pesquisa de impacto, um dos tipos de projetos para ONGs. 

A pesquisa de impacto é uma avaliação sobre como os projetos sociais mudaram a vida dos beneficiados por um determinado período de tempo. Ela pode ser realizada de diversas formas. 

Uma delas é por meio de entrevistas com uma parcela do público beneficiado do período de tempo determinado pela organização. Por exemplo, beneficiados que foram impactados pelos projetos há 5 anos. 

Estudo para otimização de recursos 

Será que a organização social entende onde seus recursos estão sendo investidos e, ainda, se eles estão sendo direcionados da maneira certa? O estudo para otimização de recursos é um dos projetos para ONGs que mais podem beneficiar essas organizações.

Isso porque ele analisa tudo o que entra e como cada recurso está sendo investido pela organização, além de desenvolver um plano para redução de custos e melhor gerenciamento financeiro da ONG. 

Assessoria jurídica 

Outro tipo de projetos para ONGs é a assessoria jurídica. Ela se trata do auxílio de um advogado em uma área específica do conhecimento. No caso das ONGs, na área do terceiro setor. 

A finalidade da assessoria jurídica para ONGs é prestar ajuda técnica à organização, desde a elaboração do projeto até a realização da ação. Isso quer dizer que o assessor atua de forma operacional no problema, tanto na sua identificação como na implementação de prática para solucioná-los.

Geralmente, a assessoria jurídica acontece quando a organização tem algum tipo de problema em sua regulamentação ou questões mais burocráticas que precisam de algum especialista para resolver. 

Consultoria de comunicação 

A comunicação é muito importante para uma organização social porque ela define como a ONG quer ser vista pelas pessoas de fora e pode servir de um importante meio de mobilização de recursos.

Por este motivo, um dos projetos para ONGs que podem ser desenvolvidos é a consultoria de comunicação. Ela pode identificar quais melhorias podem ser feitas nos canais de comunicação da ONG, propor novas formas de comunicar e, ainda, direcionar o tom de voz mais adequado para a organização. 

Projetos para ONGs: conheça 3 fontes de recursos que podem ser acionadas

Um dos objetivos dos projetos para ONGs é auxiliar na estruturação das formas de arrecadação, ajudando a definir melhor quais as fontes de recursos possíveis para determinada organização. 

Para isso, é importante saber quais fontes de recursos e estratégias são as mais adequadas, de acordo com o trabalho que é realizado pela organização, e também por quem ela pretende receber financiamento. 

Basicamente, uma ONG pode receber recursos de duas fontes:

  1. Pessoas físicas, por meio de doação; 
  2. Pessoas jurídicas, por meio da elaboração de projetos em editais ou por meio de projetos conjuntos que alinhem os interesses da empresa com os propósitos da ONG. 

Voluntariado empresarial: entenda como funciona


Para conectar as pessoas físicas e jurídicas às ONGs, existem três principais fontes de recursos, que descrevemos abaixo:

Leis de incentivo fiscal

As leis de incentivo têm o objetivo de estimular o investimento, crescimento ou geração de empregos de um determinado setor e, assim, promover o desenvolvimento econômico e social. 

Elas funcionam quando o governo abre mão de recursos que receberia por meio de impostos e destina esses recursos para a cultura, o esporte, a saúde e o desenvolvimento social. 

As organizações da sociedade civil, por meio dos projetos para ONGs, podem solicitar esses recursos através de fundos, que são divididos nas seguintes categorias:

  • Fundos do Idoso;
  • Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Projetos de caráter cultural e artístico, autorizados pelo Ministério da Cultura;
  • Projetos desportivos e paradesportivos, autorizados pelo Ministério do Esporte;
  • Projetos executados por entidades que implementam o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica – PRONON, ou o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD.

Marketing relacionado à causa 

Marketing relacionado à causa, ou MRC, é um acordo feito entre empresa e ONG para utilizar o poder de suas marcas para benefício mútuo. Para a empresa, isso representa uma modalidade de investimento social privado. Já para as ONGs representa mais uma forma de captação de recursos e conscientização da sociedade.

Um exemplo de marketing relacionado à causa é a venda de um produto com o intuito de sensibilizar ou conscientizar o público. 

Projetos conjuntos com empresas

Se a organização social trabalha com uma causa que tenha tudo a ver com os objetivos de responsabilidade social da empresa, por que não dar match? Apresentar um projeto diretamente para a empresa pode ser uma das formas de financiamento possível para a ONG.


Responsabilidade social: tudo o que você precisa saber


 

Como estruturar projetos para ONGs?

Os projetos para ONGs devem ser estruturados levando em conta os principais objetivos da organização e quais deles devem ser definidos como prioridades. É muito comum que as organizações sociais tenham muitos objetivos ao mesmo tempo, e os projetos para ONGs podem ajudá-las nessa estruturação. 

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de estruturar os projetos para ONGs, como: 

  1. Definir os objetivos a serem alcançados;
  2. Entender as características do público que se pretende impactar;
  3. Fazer uma lista de ações para serem realizadas;
  4. Estabelecer quais serão os critérios a ser monitorados e os resultados almejados.

Baixe o Canvas do Voluntariado e inicie o planejamento do seu projeto

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo