Responsabilidade social: tudo o que você precisa saber!

Responsabilidade social
Última atualização
dezembro 7, 2018
Escrito por
Luana Costa

Profissional segurando um globo como representação gráfica de Responsabilidade SocialA responsabilidade social denomina as ações que a empresa adota para contribuir para uma sociedade mais justa.  No entanto, esse tema ainda é pouco compreendido, principalmente pelas empresas.

Neste texto, vamos apresentar a definição, os conceitos e tipos de responsabilidade social. Mostraremos dados que comprovam sua importância para as empresas. Também traremos exemplos práticos de como tornar uma empresa socialmente responsável e quais certificações podem ser conquistadas.

O que é responsabilidade social?

A responsabilidade social, apesar de não ser obrigatória por lei, é uma forma da empresa adotar uma postura positiva em relação à sociedade. É uma maneira de contribuir para o bem-estar do público externo e interno.

De acordo com o Livro Verde da Comissão Europeia, de 2001, a gestão das empresas não pode ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas. Mas ela também deve atentar a outros detentores de interesses,  como os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

Os diferentes tipos e nomenclaturas de responsabilidade social

Com o passar do tempo, o conceito de responsabilidade social ganhou várias nomenclaturas diferentes. Por vezes, elas podem ter significados bem distintos. Dentre elas, estão: Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade Socioambiental, Responsabilidade Social Empresarial.

Responsabilidade Social Corporativa

Está relacionada com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários.

Responsabilidade Socioambiental

Adiciona ao compromisso das empresas com pessoas e valores humanos a preocupação com o meio ambiente. Este tipo de responsabilidade social é mais comum em empresas que impactam diretamente no meio ambiente e devem oferecer contrapartidas à comunidade em que atuam.

Responsabilidade Social Empresarial

Tende a envolver não só o público interno, como também os stakeholders. Nesse conceito, se encaixa também a redução de impactos negativos da atividade empresarial na comunidade e meio ambiente. Adotar uma postura comportamental que envolve maior transparência, ética e valores em relação aos seus parceiros faz parte deste conceito e o torna muito potente.

Assim, a responsabilidade social empresarial ganha muitas dimensões e não é uma proposta apenas politicamente correta. As empresas já estão conscientes de que os ganhos são bastante significativos e podem se materializar em diversas áreas do negócio.

A diferença para filantropia e assistência social

O conceito de responsabilidade social é comumente confundido com filantropia ou assistência social. Mas, quando uma empresa implementa uma área de responsabilidade social, ela tem que planejar um processo contínuo cujo objetivo maior seja a melhoria de sua área de influência (comunidade do entorno) e a relação com seus funcionários e parceiros.

É comum relacionar a responsabilidade social exclusivamente com ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos, como os fiscais. Mas ela é uma prática voluntária que envolve o benefício da coletividade.

Claro que ações de assistencialismo pontuais são importantes para situações emergenciais de uma comunidade, como a reforma de uma creche.

Porém, é importante se pensar na responsabilidade social como um processo de melhoria da empresa na sua relação com seus funcionários, comunidades e parceiros. E, por isso, ele deve ser contínuo.

Responsabilidade social: a importância em números

Uma pesquisa do Ibope de 2016 revelou que apenas 18% das pessoas veem as ações de responsabilidade social como parte da missão da empresa. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 537 executivos de 381 grandes empresas nacionais.

Outros dados importantes revelados pelo Ibope mostram que:Responsabilidade social

  • 13% dos entrevistados afirmam que a responsabilidade social é resultado da conscientização, de que é preciso fazer alguma coisa pela sociedade;
  • 9% dizem que as ações sociais são executadas por causa das isenções tributárias;
  • 8% acreditam que sejam para autopromoção;
  • 7% dizem que é porque a empresa se sente cobrada pela comunidade.

Exemplos de responsabilidade social nas empresas

Quando uma empresa investe numa área de responsabilidade social bem estruturada, os ganhos são enormes. Isso se dá porque ela está contribuindo para causas importantes e necessárias para a vida em sociedade.

Alguns exemplos práticos de atuação na sociedade são:

Programas de voluntariado empresarial:

Engajar os colaboradores da empresa em um programa de voluntariado é uma das formas de impactar positivamente na sociedade e que fica dentro do Investimento Social Privado.

Isso pode ser feito com a estruturação de um programa de voluntariado empresarial, com o apoio de comitês de voluntários engajados. Assim, os colaboradores oferecem seu tempo, trabalho e talento para realizar ações que podem ser tanto estruturadas quanto serem pontuais, como um mutirão ou uma gincana de voluntariado.

Saiba mais sobre voluntariado empresarial

Criação de institutos ou fundações empresariais:

Uma das formas de atuar socialmente é a institucionalização de uma fundação ou instituto ligado à empresa. Muitas empresas brasileiras fortalecem suas iniciativas com programas e projetos sociais voltados a uma causa.

Dentre elas, estão a melhoria da educação pública no Brasil, empreendedorismo, cultura, moradia, questões relacionadas à criança e ao adolescente, meio ambiente, entre outras.

Leis de Incentivo Fiscal:

As leis de incentivo possibilitam que as empresas destinem parte de seu Imposto de Renda para projetos contemplados pelas leis de incentivo.

O dinheiro, ao invés de ir diretamente para o governo, é utilizado para garantir que programas sociais, culturais, esportivos e de saúde não fiquem no papel e tragam benefícios para muitas pessoas e comunidades. Dessa forma, as empresas podem fomentar projetos que refletem sua postura de responsabilidade social e seus valores.

Consumo consciente:

No caso da Responsabilidade Social Corporativa, aquela que cuida do bem-estar dos colaboradores, é preciso que ela esteja alinhada também à forma como a empresa lida com o desperdício dos recursos naturais imprescindíveis, como a energia elétrica e a água.

Redução do uso de copos descartáveis e do plástico em geral é um exemplo de uma postura consciente e que pode tornar a empresa socialmente responsável.

Código de ética:

Outra forma de olhar para a responsabilidade social da empresa é a criação de um código de ética. Um código de ética é um documento que interessa tanto ao público interno quanto externo da empresa. Nele, são apontados o que é permitido ou não dentro da empresa. Geralmente, é baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e demais documentos universais que norteiam atitudes positivas a nível mundial.

Vantagens ao adotar uma postura socialmente responsável

Apostar na responsabilidade social é uma boa ideia porque, além de impactar positivamente na sociedade, a empresa também ajuda o seu negócio a crescer. A vantagem mais visível, neste aspecto, é o impacto na reputação da marca.

E construir uma imagem positiva em cima de uma marca não é um processo simples. Contudo, basta se colocar no lugar do consumidor e se questionar: qual marca chama mais atenção - com ou sem ações em benefício da sociedade?

A marca de uma empresa socialmente responsável é mais disseminada à medida que ela se envolve em ações positivas e vira alvo de bons comentários. Logo, por mais que a empresa não deva levar essa vantagem como o cerne de suas ações sociais, a responsabilidade social acaba por ajudar em suas campanhas de marketing.

Para além disso, a responsabilidade social ajuda na motivação dos colaboradores. Engajar o público interno em uma ação de voluntariado, por exemplo, cria um clima solidário e positivo. Assim, as pessoas se sentem mais úteis e isso acaba se tornando atalho para a produtividade.

Quando uma marca fica reconhecida por boas ações, ela também aumenta a capacidade de atrair talentos.

E quem não quer uma empresa com colaboradores bem capacitados e que gostem da cultura de sua empresa?

A partir do momento que a empresa começa a se tornar mais conhecida e sua imagem reconhecida, os efeitos positivos crescem de forma natural. Outra grande vantagem de se investir em responsabilidade social é o aumento da competitividade.

Empresas socialmente responsáveis estão à frente da concorrência.

Selos e certificações de responsabilidade social

Para estimular que empresas adotem posturas socialmente responsáveis, algumas instituições criaram selos e certificações que impõem normas que assegurem e legitimem os projetos e ações de responsabilidade social.

Nesse contexto, com um mercado competitivo, receber essas certificações é um grande ganho para as empresas. Listamos abaixo algumas delas:

Selo Municipal Direitos Humanos e Diversidade:

Idealizado pela Prefeitura de São Paulo, o Selo é uma política de reconhecimento de boas práticas de promoção dos direitos humanos e valorização da diversidade, implementadas por organizações públicas e privadas que atuem na cidade de São Paulo. A 1ª edição aconteceu em 2018. A intenção, dessa forma, é que anualmente a Prefeitura de São Paulo reconheça mais iniciativas e crie uma rede de compartilhamento de boas práticas.

Selo Empresa Amiga da Criança:

O Empresa Amiga da Criança é um programa da Fundação Abrinq que engaja o empresariado na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Nesse sentido, ele visa à mobilização e reconhecimento de empresas que realizam ações sociais para a promoção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

ABNT-ISO 26000:

A Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social oferece orientações relacionadas a sete princípios norteadores de responsabilidade social. São eles: accountability, transparência, comportamento ético, respeito pelos interesses de seus stakeholders, respeito pelo Estado de Direito e reconhecimento da importância dos direitos humanos.

Social Accountability 8000:

Social Accountability é uma das normas internacionais mais famosas e que trata de relações trabalhistas e visa assegurar que não existam ações que ferem os direitos humanos ao longo da cadeia produtiva, como trabalho infantil, trabalho escravo ou discriminação.

Fomente a responsabilidade social na sua empresa!

Há várias formas de garantir que sua empresa tenha uma postura socialmente responsável. O ideal, por sua vez, é que as ações de responsabilidade social estejam alinhadas ao negócio e que realmente impactem de forma positiva na sociedade.

Você já reuniu aqui motivos suficientes para criar projetos de responsabilidade social. Então, o que acha de começar agora?

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