Dia Nacional do Voluntariado: uma data para acelerar a transformação social

Voluntários do Instituto Lojas Renner no Festival Cultural da Bonja
Última atualização
agosto 20, 2024
Escrito por
MGN Consultoria

O Dia Nacional do Voluntariado, comemorado em 28 de agosto, é uma data que celebra a dedicação e o compromisso de milhões de brasileiros que doam seu tempo, talento e recursos para causas nobres. 

Instituída pela Lei nº 7.352, de 1985, esta data destaca a importância do trabalho voluntário para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana. Portanto, ela é mais do que uma celebração, é um convite à reflexão sobre o papel transformador do voluntariado na vida das pessoas e nas comunidades.

📷 Foto: MGN | Voluntários do Instituto Lojas Renner no Festival Cultural da Bonja.

O que é o voluntariado?

O voluntariado, uma prática que transcende fronteiras e culturas, tem se revelado uma força vital para a construção de um mundo mais justo e solidário, seja agora, ou no futuro. 

No entanto, à medida que avançamos para um futuro cada vez mais digital e interconectado, o papel dos voluntários se reinventa, explorando novas formas de engajamento e impacto social. 

Afinal de contas, a combinação de tecnologia e altruísmo aponta para um horizonte onde as barreiras físicas e temporais são superadas, permitindo que ações voluntárias alcancem e transformem comunidades globalmente. 

Então, neste cenário em constante evolução, refletir sobre o voluntariado e seu futuro é essencial para entender como podemos maximizar seu potencial e enfrentar os desafios emergentes com criatividade e dedicação.

No entanto, apesar dessas oportunidades, também surgem desafios. Por exemplo, a necessidade de garantir a segurança digital, manter a motivação dos voluntários à distância e assegurar que o impacto seja mensurável são questões que precisam ser abordadas com atenção e inovação.

🔎 Leia mais: Gestão de voluntariado: o que é e como fazer?

📷 Foto: MGN | Voluntários Esfera e equipe MGN em ação voluntária na Casa Ondina Lobo. Saiba mais sobre este projeto aqui.

A Lei do Voluntariado no Brasil

No Brasil, o trabalho voluntário é regulamentado pela Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998

Esta legislação define o serviço voluntário como uma atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidades públicas de qualquer natureza ou a instituições privadas sem fins lucrativos, que tenham objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social. 

Além disso, a lei estabelece que o voluntário deve firmar um termo de adesão com a organização, especificando as atividades a serem realizadas, evitando assim qualquer vínculo empregatício.

📷 Foto: Site do Senado Federal | Lei do Voluntariado disponível online no site do Senado, veja aqui.

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Números relevantes sobre voluntariado no Brasil

De acordo com a Pesquisa Voluntariado no Brasil da IDIS, atualmente existem 57 milhões de voluntários ativos no Brasil. Além disso, quase a metade começou a se empenhar mais depois da pandemia da Covid-19, evidenciando um crescimento expressivo nos últimos três anos. 

Ainda conforme a pesquisa, cada voluntário dedica cerca de 18 horas por mês em trabalho voluntário e, entre todos, a projeção é de 12 bilhões de horas por ano. Além disso, mulheres são maioria, representando 51% do perfil de voluntários. Já com relação à idade, a maioria se encontra na faixa etária entre 30 e 49 anos.

Os dados evidenciam a crescente conscientização e vontade das pessoas em contribuir para o bem-estar social, principalmente em tempos de crise, reforçando a importância e a relevância do voluntariado na sociedade atual.

Entre 2011 e 2021, por exemplo, o número de pessoas voluntárias e comprometidas com causas sociais cresceu mais de 200%

Outro dado interessante, é que, o público-alvo das ações são principalmente: família e comunidade, seguido de pessoas em situação de rua. Além disso, entre 2011 e 2021 houve uma valorização das causas animais (+8%) e de pessoas com deficiência (+6%).

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Principais áreas temáticas dos voluntários 

A pesquisa revelou que a principal atividade realizada pelos voluntários é a “captação e distribuição de recursos”, como roupas, alimentos, água e remédios. Isso evidencia uma tendência contínua de engajamento comunitário e responsabilidade social, demonstrando que cada vez mais indivíduos estão dispostos a dedicar seu tempo e habilidades para promover mudanças positivas e enfrentar desafios globais de forma colaborativa.

De acordo com Marcelo Nonohay, sócio fundador e diretor executivo na MGN, “o período da pandemia fez que com que muitas pessoas entendessem que a gente vive em uma grande desigualdade no país. Isso fez com que muitas pessoas se mobilizassem para doar e participar socialmente”. 

Afinal, a palavra que descreve o perfil do brasileiro voluntário é solidariedade!

No entanto, Marcelo afirma que após esse período de pandemia houve uma queda no número de pessoas voluntárias. Isso coloca em jogo o futuro do voluntariado, levantando questionamentos quanto à captação e retenção de pessoas atuando no social. 

📷 Foto: Instituto C&A | Nosso parceiro Instituto C&A une impacto social e moda em seu Programa de Voluntariado, alinhando assim a temática voluntária com a estratégia do negócio. Saiba mais sobre a Semana Moda para o Bem, um de seus projetos de voluntariado corporativo, clicando aqui.

O futuro do voluntariado

O futuro do voluntariado no Brasil aponta para uma maior integração entre tecnologia e ações sociais. Então, você como indivíduo, que quer ser um voluntário do futuro, considere desenvolver algumas habilidades, como: 

  1. Educação digital 💻
  2. Análise de dados 📈
  3. Pensamento crítico e habilidades interpessoais 💡
  4. Liderança 🤝

Ainda segundo Marcelo, a grande vantagem em ser voluntário está em permitir que as pessoas se exponham a novos públicos, situações e realidades. 

Ou seja, o voluntariado é a melhor forma de desenvolver empatia. Afinal de contas, é possível desenvolver a habilidade de lidar melhor com questões de diversidade, equidade e inclusão.

Além disso, ser voluntário proporciona que cada indivíduo crie conexões interpessoais, promova benefícios e transformações sociais, desenvolva o autoconhecimento e aperfeiçoe habilidades. Assim, como resultado, é possível expandir a visão de mundo, reduzir o estresse e melhorar o bem-estar.

  • Plataformas e tecnologias para facilitar a gestão e aumentar o impacto

    Plataformas digitais têm facilitado a conexão entre voluntários e organizações, permitindo assim, uma maior flexibilidade e alcance das atividades voluntárias. A pandemia de COVID-19, por exemplo, também trouxe novas formas de voluntariado, como o voluntariado virtual, onde pessoas podem contribuir remotamente com suas habilidades e conhecimentos.

    Além disso, há uma tendência crescente de valorização do impacto social, com organizações e voluntários buscando medir e demonstrar os resultados concretos de suas ações. Esta abordagem focada em resultados tem o potencial de aumentar a eficácia das iniciativas voluntárias e atrair mais pessoas para esta causa.

🔎 Confira também: Plataforma de voluntariado: tudo o que você precisa saber antes de adotar essa tecnologia

  • Voluntariado remoto/online

    A digitalização do voluntariado abre um leque de possibilidades inovadoras, como o voluntariado online, onde habilidades e conhecimentos podem ser compartilhados virtualmente, e o uso de plataformas de crowdfunding para apoiar causas urgentes.

    Além disso, as redes sociais amplificam vozes e causas, mobilizando pessoas de maneira mais rápida e eficaz.

🔎 Saiba mais: Voluntariado online: por onde começar? 

  • Voluntariado corporativo

    O voluntariado corporativo tem se destacado como uma importante vertente do trabalho voluntário no Brasil. Afinal, empresas de diversos setores têm incentivado seus colaboradores a se envolverem em ações voluntárias, seja por meio de programas internos, seja em parceria com ONGs e outras instituições. 

    Segundo a pesquisa da IDIS, cerca de 69% das pessoas só são voluntárias porque a empresa incentiva essas ações. Segundo Marcelo, “quando uma empresa estimula seus colaboradores a serem voluntários, de certa forma ela também entrega para a sociedade o que ela tem de melhor, além de contribuições financeiras”.

    Ele ainda complementa: “Voluntariado corporativo deixou de ser uma tendência apenas de grandes empresas, pequenas e médias também estão desenvolvendo esse senso de participação na comunidade”. 

    Ou seja, o voluntariado corporativo traz benefícios tanto para a comunidade quanto para as próprias empresas. Afinal, fortalece a imagem institucional, aumenta o engajamento e a satisfação dos colaboradores, e promove o desenvolvimento de competências como liderança, trabalho em equipe e empatia.
📹 Assista ao depoimento de uma voluntária durante ação de revitalização na Associação Monte Azul.

Compreender o que é o voluntariado hoje e como ele pode se adaptar e crescer no futuro é fundamental para continuar promovendo mudanças positivas e duradouras na sociedade. 

O voluntariado não é apenas uma ação de bondade, mas um compromisso contínuo com a construção de um futuro melhor para todos.

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A MGN e o seu papel no voluntariado empresarial

A MGN desempenha um papel crucial no voluntariado empresarial. As iniciativas variam desde projetos de sustentabilidade ambiental, até empreendedorismo na moda e inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho, refletindo o compromisso da empresa com o desenvolvimento social e o bem-estar coletivo. 

Clique aqui e confira nossos projetos de voluntariado empresarial. 

No blog MGN, você confere uma variedade de artigos que exploram o impacto do voluntariado, dicas práticas para se envolver em projetos comunitários e muito mais. Visite-nos para descobrir como você também pode fazer a diferença e crescer pessoal e profissionalmente através do voluntariado.

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