A Educação para transformação da sociedade

Última atualização
setembro 5, 2018
Escrito por
Luana Costa

Toda sociedade tem direito a uma educação de qualidade. E isso não significa apenas cumprir o ciclo básico, apesar de este já ser um grande desafio para a sociedade brasileira nos dias de hoje. Uma educação de qualidade perpassa por características fundamentais para a formação do indivíduo, como capacidade de apresentar ideias, humildade, clareza, aptidão em trabalhar em grupo, entre outras. Ou seja, são características essenciais para a formação dos valores humanos.

Pensando assim, ações de responsabilidade social nas empresas voltadas à área de Educação têm-se tornado um diferencial na gestão administrativa. Muitas acreditam que, ao oferecer uma educação de qualidade, estão ajudando na raiz de muitos dos problemas de desigualdade social do Brasil.

Outras empresas também preferem eleger o ODS 4 – que trata da promoção de uma educação de qualidade – como tema principal de sua área de responsabilidade social. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, são metas que países signatários devem cumprir até 2030. Os ODS têm um direcionamento específico para o papel das empresas na busca por um mundo mais sustentável.

Uma grande vantagem para a responsabilidade social ao eleger a Educação como tema de trabalho é que ela sempre está conectada ao negócio, seja direta ou indiretamente, porque todo negócio passa pela educação. Isso também pode servir como subtema de trabalho da empresa, por exemplo, um banco ter um programa de educação financeira nas escolas.

Como trabalhar a educação na responsabilidade social?

Um projeto social de educação pode trabalhar não apenas com conteúdos do ciclo básico de ensino formal das escolas, mas também com ações que complementem a formação do estudante. Como projetos que trabalhem valores importantes para os jovens, fazendo com que eles reconheçam e valorizem o papel da educação em suas trajetórias e possam, assim, ampliar suas visões de futuro.

A Educação na área de responsabilidade social pode também estar vinculada ao voluntariado empresarial. Ações pontuais, como contação de histórias, jogos e brincadeiras com crianças, aulas de reforço, etc, podem fazer parte do leque de opções de ações voluntárias da empresa.

Também é possível incentivar premiações de reconhecimento de ações voltadas à educação que sejam feitas em escolas ou organizações sociais. Esse incentivo pode ser através de recursos financeiros ou até mesmo de ajuda técnica na seleção de boas práticas.

Há inúmeras possibilidades de trabalhar a educação na responsabilidade social e o mais importante é que o projeto chegue à comunidade do entorno, ajudando efetivamente na transformação social.

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo