Como fazer trabalho voluntário no Natal

Trabalho voluntário no Natal
Última atualização
setembro 25, 2019
Escrito por
Luana Costa

Fazer trabalho voluntário no Natal é aproveitar uma das épocas mais solidárias do ano para ajudar o próximo. Estimuladas pela solidariedade, é comum ver pessoas irem atrás de ações sociais nesta época do ano. 

A grande diferença de ações de voluntariado no Natal, por sua vez, é que elas podem ser pontuais, ou seja, só acontecerem uma vez. Mas o ideal é aproveitar a oportunidade para colocar o trabalho voluntário como algo constante na sua vida. 

Por mais que os brasileiros ainda não tenham criado o hábito de realizar trabalho voluntário continuamente, este tipo de ação tem ganhado relevância e popularidade nos últimos anos.

Dados sobre o trabalho voluntário no Brasil

A pesquisa Outras Formas de Trabalho 2018, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que 7,2 milhões de pessoas realizam trabalho voluntário no Brasil, o que equivale a 4,3% da população de 14 anos ou mais. 

O estudo teve como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), que considera o trabalho voluntário aquele que:

  1. Não é compulsório;
  2. Realizado por, pelo menos, uma hora na semana, sem receber remuneração ou benefícios em troca;
  3. Realizado por pessoas que não moram na mesma casa do entrevistado e nem são da mesma família. 

Segundo a Pnad Contínua, o trabalho voluntário pode ser feito individualmente ou através de empresa, organização ou instituição. 

A proporção de pessoas que o realiza de forma individual é pequena, mas vem crescendo ano a ano. Em 2016, 8,4% daqueles que realizaram trabalho voluntário o fizeram individualmente, subindo para 9% em 2017 e chegando a 9,8% em 2018.

Quanto ao local de realização do trabalho voluntário, grande parte fez em organização religiosa, sindicato, condomínio, partido político, escola, hospital ou asilo (79,9% em 2018). 

Outros 13% o fizeram em associação de moradores, associação esportiva, ONG, grupo de apoio ou outra organização. Lembrando que a pessoa pode ter realizado trabalho voluntário em mais de um local. 

 

Ideias de trabalho voluntário no Natal 

Existem muitas opções de fazer trabalho voluntário no Natal, que podem tornar-se práticas constantes. Algumas delas são:

  1. Oferecer seu tempo a instituições sociais que cuidam de crianças, jovens ou idosos;
  2. Participar de algum grupo que realiza ações com pessoas em situação de rua;
  3. Ajudar na construção de moradias populares com o suporte de organizações sociais que lidam com este tema;
  4. Contar histórias em hospitais ou ONGs; 
  5. Dar aulas para pessoas que não podem pagar pelos estudos;
  6. Organizar campanhas de doações de alimentos, roupas, brinquedos e/ou livros para instituições sociais. 

Como escolher o trabalho voluntário ideal para você

É muito comum não saber por onde começar. Dessa forma, para fazer um trabalho voluntário, alguns cuidados são necessários. Abaixo, listamos um passo a passo simples que pode te ajudar na escolha do trabalho voluntário ideal. 

Passo 1: Escolha do tipo de trabalho voluntário

Não adianta escolher um trabalho voluntário no Natal, ou em qualquer época do ano, que não tem nada a ver com você. Por isso, é fundamental fazer uma avaliação pessoal antes de optar pela instituição e atividade a ser exercida. 

Ao escolher uma atividade que tenha a ver com você, com seu propósito de vida, o trabalho fica prazeroso, você fica mais disposto(a) a agir de forma mais certeira e dificilmente desiste no meio do caminho. 

Assim, para escolher seu tipo ideal de trabalho voluntário, responda três perguntas:

  1. Você tem mais afinidade com trabalhos pontuais, que terminam rápido, ou prefere trabalhos contínuos?
  2. Com qual frequência você deseja fazer este trabalho voluntário? 
  3. Com qual público você tem mais afinidade de trabalhar (crianças, jovens, idosos, pessoas em situação de rua, LGBTI etc.)?

Passo 2: Escolha a instituição 

Depois de escolher o tipo de trabalho voluntário no Natal que deseja realizar, você precisa escolher a instituição que se encaixe com seus propósitos.

Dessa forma, busque uma organização social que fique perto da sua casa ou trabalho para facilitar o acesso. Além disso, converse com outros voluntários daquela organização para entender melhor o trabalho que é feito ali. 

Outra dica importante é realizar uma visita pessoalmente nas organizações que escolheu e conversar com as lideranças. É importante, neste momento, tirar todas as dúvidas e deixar tudo bem acordado para não criar falsas expectativas. 

Passo 3: Identifique qual a melhor forma de ajudar 

Muitas vezes, ao visitar uma instituição, você percebe que o que estava pretendendo realizar como trabalho voluntário no Natal pode não ser o que a organização precisa. Ou, ainda, você conclui que pode ser mais útil realizando outro tipo de voluntariado. 

Há voluntários que são melhores na parte organizacional, outros levantando doações. Ou voluntários no campo jurídico ou administrativo, que não lidam diretamente com o público atendido pela organização. 

Passo 4: Comprometa-se com o que está ao seu alcance 

Trabalho voluntário é, antes de tudo, trabalho. Nesse sentido, pessoas contarão com a sua presença nos dias em que você se prontificar a ajudar. 

Por isso, é muito importante que você se comprometa apenas com o que está disposto(a) a ajudar. A falta de comprometimento pode ser emocionalmente prejudicial aos beneficiados, porque geralmente são públicos com um índice alto de abandono. 

Passo 5: Conheça as políticas de atuação 

Cada instituição possui uma política de atuação própria. São regras necessárias para não ter nenhum problema com as lideranças do lugar. 

Nesse sentido, antes de começar o trabalho voluntário, peça orientação para a instituição sobre comportamento, formas de lidar com o público assistido, pessoas a quem recorrer em determinadas situações etc. Tudo isso te dará conhecimentos necessários para que seu trabalho na organização fique cada vez melhor. 

Passo 6: Não ultrapasse seus limites

Muitas vezes, você não está preparado(a) para lidar com determinados públicos ou situações. Por isso, tome cuidado para não ultrapassar seus limites emocionais. 

É necessário analisar o quão fortalecido está o seu emocional antes de oferecer um trabalho voluntário que lide diretamente com grupos vulneráveis. Por esse motivo, uma visita à organização é importante para também entrar em contato com o público assistido antes de começar o trabalho voluntário no Natal, especificamente, que é uma época de maior vulnerabilidade emocional.  

Dessa forma, seguindo este passo a passo, com certeza você vai encontrar o melhor caminho para dar o pontapé inicial ao seu trabalho voluntário no Natal, e isso tornar-se uma prática constante durante o ano todo. Afinal, existem muitas pessoas que precisam de ajuda de qualquer tipo.

Sendo assim, para te ajudar a organizar melhor uma ação de voluntariado, a MGN desenvolveu um material exclusivo. Todo o passo a passo explicado neste texto pode ser usado nesta ferramenta simples e bastante eficiente. 

Conheça o Canvas do Voluntariado

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo