Gamificação nas empresas: como aplicar?

gamificação nas empresas
Última atualização
julho 23, 2018
Escrito por
Luana Costa

A gamificação nas empresas é uma estratégia que dialoga bem com as novas gerações, permitindo uma maior interação entre os colaboradores e contribuindo para o fluxo de trabalho.


O que é gamificação?

 

Ícones relacionados à Gamificação.Gamificação trata-se de utilizar elementos e princípios de um jogo para criar uma experiência de aprendizagem eficaz e envolvente.

A gamificação nas empresas permite que os colaboradores melhorem seu desempenho por meio de feedbacks em tempo real, estratégias de mobilização e engajamento. Isso faz com que o (a) colaborador (a) alcance objetivos individuais e, consequentemente, organizacionais.


Por que as pessoas jogam?

Motivar a gamificação nas empresas é algo que incita necessidades comuns do ser humano, especificamente no ambiente de trabalho. Alguns exemplos são necessidades por:

  1. Autonomia
  2. Competência
  3. Socializaçãogamificação nas empresas

Em um jogo, por mais que se formem equipes, você deve se esforçar com autonomia para conseguir atingir a meta final.

Esse processo de atingir a meta menciona a sua competência diante do desafio. E, ainda, estimula que um (a) interaja com o (a) outro (a), motivando a socialização.

 

Gamificação nas empresas:

como utilizar no voluntariado empresarial?

Há dois tipos de jogos que podem ser utilizados para estimular os colaboradores a participarem do programa de voluntariado: jogos cooperativos e jogos competitivos.

  • Nos jogos cooperativos, a participação, desafio e diversão são enfatizados. Isso quer dizer que o (a) voluntário (a) não vai querer derrotar alguém, mas atingir uma meta em conjunto.
  • Já na competição, as equipes formadas, no caso das gincanas de voluntariado empresarial, devem ter metas e desafios que os façam competir entre si e buscar uma premiação.

Conheça nossos projetos que utilizam a gamificação no voluntariado empresarial

Gamificação nas empresas: Competição x Cooperação

Funcionários engajadosPara estimular que as equipes compitam entre si, é preciso estar sempre coordenando a competição. Isso significa que a dedicação da gestão é bem maior e, consequentemente, o custo também é maior.

Porém, como competir é uma forma de estimular as pessoas a cumprirem suas metas, para algumas empresas, é o melhor método de engajar seus colaboradores.

Nos jogos cooperativos, por outro lado, o custo de coordenação e gestão da gincana é menor, porque não se exige tanto esforço para cálculo de pontuações. Isso acontece devido ao fato de todos (as) estarem em busca de um objetivo comum.

Seja qual for o formato adotado para estimular a gamificação nas empresas, o mais importante é que os (as) colaboradores (as) estejam engajados (as) em uma causa. Por isso, a premiação sempre deve ter um viés solidário. Um exemplo é a destinação de uma quantia de dinheiro ou doação dos mais diversos tipos a uma organização social da preferência deles (as).

Desenvolver gincanas com um propósito social e colaborativo é uma das maneiras mais eficazes de engajar os (as) voluntários (as). Para quem está começando a implementar um programa de voluntariado empresarial, vale a pena conhecer o conceito de gamificação nas empresas quando aplicado também na área de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

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