Jogos educativos nas empresas são uma maneira muito eficiente de ensinar. Não é de hoje que as empresas utilizam os jogos educativos para simular o dia a dia dos profissionais e passar mensagens positivas para a melhoria do clima organizacional.
A aplicação dos jogos educativos não se restringe apenas às questões internas, mas também externas, porque eles se tornaram uma ferramenta muito importante para a empresa imprimir sua identidade e marca também para fora.
Existem muitas formas de utilizar os jogos educativos nas empresas e este texto falará um pouco sobre isso. Confira!
Os jogos educativos nas empresas começaram a ganhar destaque no Brasil na metade dos anos 90, herança de empresas norte-americanas que, desde os anos 80, já utilizavam os jogos como ferramenta na área de Recursos Humanos.
O uso desse recurso aconteceu por conta da Segunda Crise do Petróleo, em 1979. Foi quando percebeu-se a grande dificuldade dos executivos em planejar diante da grande crise e as mudanças que ocorreriam em virtude disso.
Os jogos, então, se apresentaram como solução para a seguinte questão:
Diante desta questão, os jogos passaram a demonstrar na prática formas de lidar com as dificuldades dos profissionais. Um ambiente lúdico e brincante traz conforto, fazendo com que os profissionais percebam as mudanças na prática.
O grande propósito dos jogos educativos nas empresas é simular decisões similares ao dia a dia dos profissionais. Para isso, cria-se um ambiente lúdico, em que os profissionais, geralmente divididos em grupos, são colocados nessas situações e obrigados a tomarem decisões.
Nos jogos educativos nas empresas, as hierarquias são abandonadas, permitindo que os profissionais sintam-se seguros para agirem de forma genuína.
Essa metodologia baseia-se na Andragogia, uma metodologia de aprendizagem para adulto com definição creditada a Malcolm Knowles na década de 1970. Seu maior objetivo é criar um ambiente de aprendizagem significativo, experiencial e principalmente construtivista.
Por meio dos jogos educativos nas empresas, os profissionais passam a ter uma mudança comportamental mais consistente. Essa ferramenta serve como complemento de palestras, workshops e aulas.
Abaixo, vamos saber mais como isso funciona.
A criação de jogos educativos nas empresas passa por algumas etapas fundamentais. São elas:
Passo 1: Entender quais são os objetivos da aprendizagem
Para começar, o mais importante é entender com clareza quais serão os objetivos de aprendizagem com o jogo educativo. Quais são as mensagens que a empresa quer passar?
Aqui também são expostos os conteúdos e temas que devem ser trabalhados no jogo e as vivências. Por exemplo, se o jogo precisa manifestar algum tipo de sentimento no público-alvo.
Passo 2: Entender o público-alvo e o formato do jogo
Os jogos educativos nas empresas precisam de um público-alvo bem definido. Crianças, jovens, colaboradores da empresa, idosos são alguns dos públicos possíveis.
Nesta etapa, também é definido o formato do jogo, que pode ser de tabuleiro, de cartas, online, vivencial, entre outros. É aqui que surge a mecânica lúdica de todo jogo.
Passo 3: Criar o jogo educativo com a metodologia adequada
Passada a etapa de brainstorm e planejamento, a hora é da criação. Neste momento, são desenvolvidos os materiais e conteúdos de apoio ao jogo, como manual de instruções, textos complementares e materiais de comunicação para divulgação do jogo.
Passo 4: Testar os jogos educativos
Esta é uma fase fundamental, que difere do jogo por diversão de um jogo educativo. Nos jogos educativos, a intenção é que a pessoa entenda o que aconteceu no jogo e absorva aquilo como um conteúdo a ser inserido em sua realidade.
Para a realização de testes, é fundamental o relato. As pessoas que participarão do teste precisam responder as perguntas:
Os jogos educativos podem ser aplicados nas empresas de duas maneiras: dentro e fora. Internamente, os jogos educativos auxiliam em:
Já externamente, a empresa pode utilizar os jogos educativos com os seguintes objetivos:
Utilizar os jogos educativos nas empresas visando ao impacto social também pode ser de dentro para fora. Eles podem ser usados, internamento, para capacitar os colaboradores para alguma ação social. Ou também podem ser aplicados nas comunidades e organizações apoiadas pela empresa.
Saiba tudo sobre Responsabilidade Social
Quando aplicamos jogos educativos na área de Responsabilidade Social, um desafio se apresenta: como desenvolver um jogo com um propósito social?
Para isso, é necessário, antes de tudo, entender que a área de Responsabilidade Social deve estar muito alinhada aos objetivos do negócio e saber direcionar esses objetivos durante a criação dos jogos educativos.
O voluntariado empresarial, neste caso, funciona muito bem para unir os objetivos da Responsabilidade Social com os jogos educativos.
Por exemplo, desenvolver um programa de voluntariado empresarial em que os voluntários utilizem os jogos educativos para ensinar jovens sobre a importância da educação.
Leia mais: Gamificação nas empresas
Para saber mais sobre criação de jogos educativos nas empresas, acesse a página dos nossos projetos.
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