Clientes:
Auren Energia
Em um cenário onde as questões socioambientais ganham cada vez mais relevância global, empresas do setor energético enfrentam a pressão de equilibrar crescimento econômico com práticas sustentáveis. De acordo com o relatório State of Climate Action 2023, apenas 25% das metas de redução de emissões globais estão no caminho certo para 2030.
No Brasil, um dos maiores desafios está em promover inovações que conectem sustentabilidade, preservação ambiental e inclusão social. Foi nesse contexto que a Auren Energia, uma das líderes em geração de energia renovável no país criou o Programa Movimento Sustentável.
Com o objetivo de fomentar iniciativas locais capazes de mitigar desafios ambientais e sociais, a Auren contou com a MGN para planejar e executar uma trilha de aceleração para OSCs que desenvolvem projetos sustentáveis nas áreas de influência direta e indireta dos empreendimentos operados ou em implantação pela empresa.
Os projetos, selecionados via edital com a tecnologia monitor social, traziam soluções inovadoras e promissoras, porém, as OSCs enfrentavam desafios para a implementação ou expansão imediata.
Entre os principais pontos levantados pelas organizações estavam:
Com base em sua experiência na gestão de projetos sociais, a equipe da MGN desenhou uma trilha de aceleração com duração de aproximadamente 2 meses, somando 40 horas de encontros online ao vivo.
Os 16 módulos se alternaram entre:
6 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), participaram da aceleração, representando diferentes regiões e iniciativas no Brasil:
Cada uma delas recebeu mentorias personalizadas para diagnóstico, prototipagem e revisão de planos de ação, além do acompanhamento na execução dos planos.
Ao fim da trilha, os 3 melhores planos foram contemplados com um capital semente.
A parceria entre a Auren Energia e a MGN deixou um legado de impacto e aprendizado para as organizações participantes, e a pesquisa de satisfação ao fim da trilha reforçou a relevância dos temas abordados e das metodologias utilizadas.
Os participantes consideraram os conteúdos altamente aplicáveis às suas realidades organizacionais, atribuindo nota: 9,3 ao quesito. A maioria também afirmou que os módulos proporcionaram clareza para estruturar e melhorar seus planos de ação.
Além disso, os participantes relataram um aumento de 34% ao comparar seus conhecimentos antes e depois da trilha, e a compreensão técnica dos temas abordados aumentou significativamente, com a média de conhecimento passando de 6,8 para 9,1.
A nota geral dada para os encontros foi de 9,5.
O programa também foi amplamente elogiado pela qualidade dos especialistas e pela relevância dos temas discutidos:
“Eu já esperava um programa de alta qualidade, mas perceber que a coordenação teve o cuidado de convidar especialistas tão requisitados é realmente gratificante.”
“Os convidados foram excelentes: pessoas muito técnicas e didáticas. As apresentações trouxeram dados de diversas fontes e expandiram muito o meu conhecimento.”
“Todas as apresentações foram sensacionais! Aproveitei muito! Alguns temas abordados eu só vi no MBA que estou cursando.”
“Olha, por mim, as aulas teriam 3h… 4h. As aulas têm sido muito interessantes, o conteúdo é apresentado de forma fluída, nada massivo.”
O feedback dado pelas OSCs participantes reforça o sucesso da trilha de aceleração como uma experiência transformadora. O programa não apenas capacitou organizações a enfrentarem desafios locais, mas também elevou seu nível técnico e estratégico, contribuindo para a sustentabilidade de suas ações no longo prazo.
-
Se você busca implementar projetos de transformação social com resultados concretos, entre em contato com a MGN e descubra como nossa expertise pode ajudar sua empresa a liderar iniciativas de impacto.