Por que o Programa de Ajuda Humanitária do Instituto C&A funciona? Te contamos aqui como você pode se inspirar nesse case de sucesso.

Por que o Programa de Ajuda Humanitária do Instituto C&A funciona?

Clientes:

Instituto C&A

Quando o assunto é Programa de Ajuda Humanitária, o Instituto C&A pode ser considerado um case de sucesso. Resposta rápida, agilidade no contato com organizações locais e identificação das reais necessidades das vítimas são alguns dos fatores que tornam o resultado do programa positivo.

Segundo a própria organização: "respondemos rapidamente às situações de calamidade pública no Brasil, articulando e mobilizando outras organizações da sociedade civil para enfrentar cenários emergenciais."

Ao longo dos últimos cinco anos, a MGN apoiou diversas ações do portfólio de ajuda humanitária do Instituto C&A. Abaixo, selecionamos dois casos que acompanhamos de perto e exemplificam a abordagem humanitária da organização: o apoio às costureiras de Petrópolis após as enchentes de 2022 e sua contribuição significativa durante a pandemia de Covid-19. 

Ajuda humanitária SOS Costureiras de Petrópolis: Recomeçando Após a Tragédia

Em 15 de fevereiro de 2022, Petrópolis, município do Rio de Janeiro, foi devastada por uma tempestade que desencadeou inundações, deslizamentos de terra e perdas humanas. O Instituto C&A, respondeu prontamente a essa emergência, lançando um programa de assistência voltado para um grupo específico: 52 mulheres costureiras, cujas vidas foram drasticamente impactadas.

A MGN trabalhou em conjunto com o Instituto para garantir uma implementação ágil e eficaz da ação. Graças a uma estrutura ágil previamente estabelecida, a assistência foi entregue, garantindo que as costureiras recebessem apoio para recomeçar. 

"Foi um projeto muito bem elaborado, realizamos uma pesquisa e mapeamos as reais necessidades das vítimas para que o resultado fosse de fato significativo e de longo prazo", - Jaqueline Ambrósio, responsável por liderar esse projeto na MGN. 

🔎 Saiba mais: 5 tópicos para considerar ao atuar em ajudas humanitárias 

Pandemia de Covid-19: Apoiando Comunidades em Momentos Críticos

Enquanto o mundo enfrentava a pandemia de Covid-19, o Instituto C&A e a MGN uniram forças mais uma vez para oferecer suporte às comunidades mais vulneráveis. Por meio de parcerias locais, com entendimento territorial, o Instituto conseguiu alcançar milhares de pessoas, fornecendo alimentos, itens de higiene e outros recursos essenciais. 

"No início de 2020 e seguindo no ano de 2021, ampliamos nossos investimentos para iniciativas de combate e enfrentamento à pandemia da Covid-19, juntamente com organizações sociais, redes e órgãos públicos nos territórios em maior vulnerabilidade social." - Instituto C&A

Em ambos os casos, o resultado das ações só foi positivo porque a organização já contava com uma estrutura bem desenvolvida e implementada para ajudas emergenciais, materializada na Teoria de Mudança do Programa de Ajuda Humanitária do Instituto C&A. Nela, são citadas estratégias fundamentais, como a parceria com a MGN para agilidade na mobilização de recursos, os públicos do programa e os resultados esperados para a comunidade e para a organização. 

Sabemos que desenhar esse tipo de estratégia não é fácil. Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo com base em nossos 20 anos de experiência trabalhando com clientes como o Instituto C&A, para ajudar empresas, institutos e fundações a criarem ou repensarem seus programas de ajuda humanitária, clique aqui e acesse.

Nossos projetos

Todos
Ajuda Humanitária
Diversidade
Educação
Meio Ambiente
Monitoramento e Avaliação
Tecnologia
Voluntariado empresarial
Pular para o conteúdo