Clientes:
Aktie Now - CIEE - BBraun - CPQD - Mapfre - Saint-Gobain - Portobello - Allonda
Empresas que já identificaram a importância de investir em ambientes que respeitem as diferenças e de promover a igualdade de oportunidades buscam a MGN para auxiliá-las nesse processo. Há quem também já possua iniciativas nesse sentido, mas tem dificuldade em colocar em prática ou não conhecem as ferramentas necessárias para tal.
Um dos primeiros passos para promover a diversidade nas empresas pode ser realizar uma pesquisa interna com participação de 100% dos colaboradores, o chamado Censo da Diversidade. A elaboração do questionário, a coleta e a estratégia de comunicação interna do censo é toda desenhada e executada pela MGN e já foi aplicado em mais de 15 empresas.
A MGN também auxilia na estratégia de sensibilização e engajamento dos colaboradores para assuntos como identidade de gênero e orientação sexual, gênero e raça e etnia – ou temas que aparecem na pesquisa do Censo da Diversidade como prioritários.
Quando a organização já possui em seu DNA trabalhar temas relacionados à Diversidade, a MGN também atua na assessoria aos comitês de diversidade, responsáveis pelo desenvolvimento de ações internas voltadas à temática. Nesse mesmo sentido, auxilia também na organização de palestras e workshops, bem como na elaboração de materiais educativos sobre o tema. Esse tipo de trabalho já foi desempenhado para parceiros como Aktie Now, CIEE, BBraun, CPQD, Mapfre, Saint-Gobain, Portobello e Allonda.
Após anos aplicando o Censo da Diversidade em empresas de diferentes setores, percebemos que muito se fala sobre como coletar dados, mas pouco sobre o que esses números querem dizer. Por isso, com os dados coletados, criamos um plano de ação com foco em melhorias quantitativas na demografia interna e na qualidade das relações internas.
Nas empresas em que trabalhamos o Censo como uma estratégia a longo prazo, reaplicamos a pesquisa depois de um período para avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas. O resultado é essencial para que ajustemos a rota com assertividade.
O Censo da Diversidade é um bom ponto de partida para desenvolver a diversidade na empresa, mas deve ser visto como uma ferramenta e não a mudança em si. O ideal é que ele sirva como um termômetro, que mostre a evolução da empresa dentro da área.