DV 10 anos

Desafio Voluntário: 10 anos engajando empresas e promovendo impacto

Clientes:

Instituto Votorantim

O voluntariado empresarial é uma ferramenta poderosa para promover impacto social e fortalecer a cultura organizacional, mas sua aplicação consistente e sustentável ainda é um desafio para muitas empresas. 

Segundo a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, apenas 12% dos voluntários participam de ações com frequência definida, enquanto 22% realizam atividades de forma pontual. Esses números destacam o desafio de transformar ações esporádicas em práticas contínuas e estratégicas, especialmente em contextos de voluntariado empresarial.

Em 2015, o Instituto Votorantim buscou a MGN para desenvolver uma solução que conectasse as empresas do portfólio Votorantim, colaboradores e comunidades em torno de uma estratégia eficaz de voluntariado. 

Assim nasceu o Desafio Voluntário, uma competição saudável que há 10 anos se reinventa com novos meios de engajar empresas e funcionários, sem nunca perder a essência.

Como funciona o Desafio Voluntário?

O Desafio Voluntário funciona como uma campanha de engajamento, com uma abordagem que se adapta à realidade das empresas participantes. 

A estratégia se baseia nos princípios da gamificação, e combina elementos de gincana com temas de impacto social.

  • Empresas e colaboradores acumulam pontos por ações voluntárias realizadas e mini desafios de engajamento propostos ao longo da competição.
  • Cada edição possui objetivos específicos, alinhados às demandas das comunidades e ao contexto dos territórios onde as empresas estão presentes. 
  • A Plataforma de Voluntariado desenvolvida pela MGN em parceria com o Lab For Good, permite que voluntários e gestores do Programa acompanhem métricas em tempo real.
  • Durante a competição, a MGN oferece workshops e suporte técnico para aprimorar a gestão do voluntariado nas empresas participantes.
  • Toda a comunicação das etapas do Desafio também é estruturada e implementada pela MGN, em parceria com as áreas de comunicação das empresas participantes.

O Desafio Voluntário funciona como uma campanha de engajamento, com uma abordagem que se adapta à realidade das empresas participantes. 

A estratégia se baseia nos princípios da gamificação, e combina elementos de gincana com temas de impacto social.

  • Empresas e colaboradores acumulam pontos por ações voluntárias realizadas e mini desafios de engajamento propostos ao longo da competição.
  • Cada edição possui objetivos específicos, alinhados às demandas das comunidades e ao contexto dos territórios onde as empresas estão presentes. 
  • A Plataforma de Voluntariado desenvolvida pela MGN em parceria com o Lab For Good, permite que voluntários e gestores do Programa acompanhem métricas em tempo real.
  • Durante a competição, a MGN oferece workshops e suporte técnico para aprimorar a gestão do voluntariado nas empresas participantes.
  • Toda a comunicação das etapas do Desafio também é estruturada e implementada pela MGN, em parceria com as áreas de comunicação das empresas participantes.  

Apenas em 2024, na 10ª edição do Desafio, contabilizamos mais de 5 mil participações voluntárias, somando quase 70 mil horas dedicadas ao voluntariado e chegando a beneficiar cerca de 87 mil pessoas.

Para manter essa consistência e continuar engajando funcionários ano após ano, Desafio passou por constantes adaptações, integrando novas atividades e estratégias com base no feedback dos participantes e no contexto social do momento.

O sucesso está na longevidade

Para Marcelo Nonohay, fundador da MGN, o que torna essa marca tão especial é a sua continuidade. 

Outro exemplo de sucesso quando o assunto é se reinventar é o projeto Estudar Vale a Pena, do Instituto Unibanco. Em uma década de impacto, ele percorreu diversas cidades e estados, engajou milhares de voluntários e chegou a influenciar políticas públicas no Brasil.

O segredo desse projeto, assim como no Desafio Voluntário, está na combinação de dados, inovação e gestão comprometida. Pesquisas contínuas, como questionários, grupos focais e entrevistas, permitiram melhorias constantes. Mesmo com adaptações ao longo do tempo, a essência do projeto foi preservada, garantindo resultados duradouros e impacto positivo.

A fórmula para projetos de impacto duradouro

Tanto o Desafio Voluntário quanto o Estudar Vale a Pena têm um elemento essencial em comum: a apropriação apaixonada dos participantes. São os voluntários ansiosos por cada nova edição que mobilizam colegas, renovam equipes e garantem o sucesso das ações.

Além disso, a continuidade aliada à inovação estratégica, a liberdade para experimentar e aprender, e os resultados relevantes são fatores que tornam esses projetos verdadeiras referências em impacto social.

Quer levar sua estratégia de voluntariado para outro nível? 

Inspire-se no Desafio Voluntário e transforme o engajamento dos seus colaboradores em impacto social. Fale com a MGN e descubra como criar projetos inovadores e duradouros para sua organização.

-

🔎 Guia do Comitê de Voluntariado Estratégico: leve estratégia e impacto para o seu Programa de Voluntariado. Baixe o material gratuito e receba um autodiagnóstico online. 

DV 10 anos
Desafio Voluntário 10 Anos
DV 10 anos
kit voluntário
DV 10 anos
DV 10 anos
Desafio Voluntário 10 Anos
DV 10 anos
kit voluntário
DV 10 anos

Nossos projetos

Todos
Ajuda Humanitária
Diversidade
Educação
Esporte
Meio Ambiente
Monitoramento e Avaliação
ONGs
Tecnologia
Voluntariado empresarial
Pular para o conteúdo