Clientes:
Viação Metrópole Paulista, Inter Têxtil
A diversidade nas organizações é um tema cada vez mais presente, mas, na prática, muitos esforços se concentram apenas no nível gerencial. Estudos mostram que iniciativas de diversidade têm mais impacto quando difundidas em todos os níveis hierárquicos, alcançando colaboradores operacionais, administrativos e técnicos.
Nesse cenário, empresas de diferentes setores enfrentam o desafio de tornar a diversidade uma pauta viva e participativa em suas operações, indo além do nível gerencial, e incentivar que cada colaborador possa refletir sobre seu papel na construção de uma cultura inclusiva.
Ao longo de 2024, a MGN ajudou clientes dos mais variados segmentos a falar sobre diversidade, equidade e inclusão de forma simples, objetiva e aplicada ao contexto de cada organização.
Apesar de avanços significativos em políticas de diversidade, essas organizações perceberam que a pauta ainda estava restrita a gestores e líderes de equipes. O foco limitado dificultava a difusão do tema para colaboradores operacionais, que muitas vezes tinham pouco acesso a essas discussões, por diferentes fatores:
Para enfrentar esses desafios, a MGN possui uma abordagem prática, que se adapta a diferentes contextos. Nossa estratégia se baseia no desenvolvimento de rodas de conversa e workshops, realizados no ambiente operacional das empresas.
Baseamos a construção dos encontros nos seguintes pilares:
“Falar sobre Diversidade, Equidade e Inclusão para públicos fora do contexto corporativo tradicional nos obriga a pensar nos fundamentos da DEI. O que é buscado por cada profissional. Valores como respeito e equidade ressoam para qualquer ser humano. É aqui que encontramos um terreno comum para trabalhar com qualquer público.” - Marcelo Nonohay, fundador da MGN.
Ao levar o tema diversidade para o dia a dia desses espaços, a MGN ajudou a transformar a inclusão em uma parte essencial da cultura organizacional.
Em todos os projetos, percebemos o aumento do engajamento dos colaboradores ao longo dos encontros, maior abertura para conversas sobre diversidade em diferentes áreas e a aplicação prática de conceitos apresentados durante os workshops.
“Só conseguiremos tornar os ambientes de trabalho mais inclusivos quando as pessoas em todos os níveis hierárquicos entenderem que o tema DEI é próximo da sua realidade e que cada pessoa na organização pode fazer a sua parte para transformar realidades.”
Após o sucesso da iniciativa, uma das organizações decidiu continuar abordando o tema de forma consistente, e estendeu a iniciativa com um plano de comunicação anual que abordou tópicos como empatia e diversidade e contou ainda com comunicações interativas, como o "Caça-palavras da gentileza", engajando funcionários de diferentes níveis de forma contínua e acessível.
-
🔎 Uma maneira simples de descobrir o nível de diversidade da sua empresa é realizando o nosso Autodiagnóstico da Diversidade. Ele é gratuito. Em 10 minutos você recebe um panorama inicial para dar o pontapé inicial nessa jornada.
A MGN pode ajudar sua empresa a inserir esse tema em sua cultura organizacional. Fale conosco e desenvolva um projeto sob medida.