ISP, RSE, ESG: entenda as diferenças

Última atualização
fevereiro 22, 2022
Escrito por
MGN Consultoria

Investimento Social Privado (ISP), Responsabilidade Social Empresarial (RSE), Sustentabilidade e, agora, Environmental, Social and Governance (o famoso ESG). São tantas siglas e termos que fica difícil entender o que quer dizer cada uma delas. 

Pensando nisso, vamos definir aqui estes conceitos para que você possa direcioná-los melhor em sua empresa. Vamos lá?

Investimento Social Privado (ISP)

Diferenciar as formas de filantropia tradicional e caridade das ações sociais derivadas de repasse de recurso privado (empresas) foi o objetivo fundamental quando criou-se, em meados dos anos 1990, o conceito de Investimento Social Privado (ISP). 

A característica essencial do Investimento Social Privado é o repasse de recursos ser feito de forma planejada, monitorada e sistemática para que o investimento atinja os públicos desejados. Sendo assim, o Investimento Social Privado vai muito além de uma doação da empresa. 

Vamos pensar um pouco sobre a palavra investimento. Investir é pensar que determinado recurso servirá para alguma coisa no futuro daquele empreendimento. Ou seja, trará algum retorno. No caso do investimento social, os recursos investidos objetivam, obrigatoriamente, a transformação social da comunidade onde a empresa está inserida. 

As empresas podem optar por gerenciar diretamente seus projetos de Investimento Social Privado ou promovê-las por meio de institutos e fundações criados especialmente para isto. 


Acesse nosso conteúdo completo sobre Investimento Social Privado (ISP)


Responsabilidade Social Empresarial (RSE)

A partir do Livro Verde da Comissão Europeia, de 2001, o conceito de Responsabilidade Social Empresarial passou a ganhar força. No documento, está contida a informação chave que define o conceito: a gestão das empresas não pode ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas

Dessa forma, Responsabilidade Social é uma forma das organizações adotarem uma postura positiva em relação à sociedade. Com o tempo, o conceito amplo passou a ganhar outros nomes, como: Responsabilidade Social Corporativa, Responsabilidade Socioambiental e, a mais famosa, Responsabilidade Social Empresarial.

O objetivo principal da empresa ao implementar uma área de Responsabilidade Social deve ser uma melhoria contínua da qualidade de vida da comunidade do entorno. Portanto, o ideal é que ações de Responsabilidade Social estejam em equilíbrio entre o que a comunidade precisa e o negócio.


Acesse agora nosso conteúdo completo sobre Responsabilidade Social


Sustentabilidade 

Gerar renda sem perder o foco na redução das desigualdades sociais. É este o objetivo da área de Sustentabilidade em empresas. 

A ideia central da Sustentabilidade é criar um modelo de negócios em que o lucro não está mais acima de tudo, mas fazer com que a empresa comece a se preocupar também com o seu impacto na sociedade em que está inserida.

O grande destaque do conceito de Sustentabilidade diz respeito a sua capacidade para prever, adaptar e aproveitar mudanças no ambiente físico, social e econômico. Hoje, podemos definir que o principal objetivo da Sustentabilidade nas empresas é harmonizar a exploração dos recursos, o desenvolvimento tecnológico e as mudanças institucionais focadas no bem-estar social.


Saiba tudo sobre Sustentabilidade acessando este conteúdo exclusivo


ESG: Environmental, Social and Governance

A sigla ESG advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance – ou, em português, ASG, referindo-se à Ambiental, Social e Governança.

O ESG nasceu para fazer com que qualquer modelo de negócio incluísse metas ambientais, sociais e de governança. Para especialistas da área de finanças sustentáveis, a incorporação de critérios ambientais, sociais e de governança na análise de empresas é um caminho a ser trilhado. 

A sigla é a mais recente entre todas as denominações anteriores, justamente por conseguir colocar no DNA das organizações a importância de se pensar em negócios sustentáveis. 

O ESG surge para que o tema de Sustentabilidade chegue ao Conselho de administração, trazendo um olhar da alta direção da empresa para o assunto, que deve ser uma agenda contínua em todas as suas ações, desde lançamento de novos produtos e serviços, até o marketing e a cultura interna.


Tudo que você precisa saber sobre ESG você encontra aqui


A partir da apresentação dos quatro termos expostos acima é possível perceber que houve uma evolução ao longo das últimas décadas. O que antes era considerada “apenas” uma atitude socialmente responsável, uma tendência, passou a estar no DNA das empresas e a ser prioridade em todas as suas políticas internas e externas. 

Por este motivo, desenvolver ações sociais é ponto chave para todas as empresas. Se não fizer, estará ultrapassada na forma de gerenciar o negócio. 

Não sabe por onde começar? Clique aqui e converse com a MGN. 

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo