Semana ENEF - Semana de Estratégia Nacional de Educação Financeira é uma mobilização em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. Esta mobilização ganha maior visibilidade anualmente no mês de maio.
A Semana ENEF, ou Semana Nacional de Educação Financeira, é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Nesta semana, ocorrem diversas ações educacionais gratuitas promovidas por organizações, com o objetivo de disseminar a educação financeira e contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.
A Semana ENEF acontece desde 2014. Ela foi desenvolvida pelo CONEF a fim de dar mais visibilidade para a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) - uma política de Estado de caráter permanente criada através do Decreto Federal 7.397/2010.
O objetivo da ENEF é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A estratégia surgiu por meio da articulação de nove órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o CONEF.
As diretrizes da ENEF são:
Qualquer organização - empresa privada, ONGs, cooperativas, instituições financeiras, entre outras - pode inscrever ações para serem realizadas durante a Semana ENEF. As iniciativas devem ser inscritas neste site.
As ações devem estar de acordo com as diretrizes da ENEF e alguns critérios básicos, como:
As ações da Semana ENEF podem ser voltadas para crianças até pessoas idosas. Esta é a grande vantagem de trabalhar a educação financeira: é um tema versátil que abrange diversos públicos.
Algumas ideias de ações para realizar durante a Semana Nacional de Educação Financeira são:
Adolescentes e adultos podem aprender muito melhor sobre planejamento financeiro pessoal e familiar quando utilizada uma metodologia mais lúdica, como jogos e brincadeiras. Utilize uma linguagem de compreensão mais fácil para que a atividade seja voltada para públicos sociais diversos.
O público adulto pode se identificar bastante com palestras motivacionais com o tema de educação financeira, principalmente se você trazer histórias de sucesso e superação, como alguém que conseguiu empreender depois que começou a economizar. Este tipo de atividade inspira e engaja o público adulto a realizar seus sonhos e metas de vida.
Uma ideia de ação com crianças que dá bastante resultado é produzir um cofre com garrafas pet em formato de porquinho. Uma ação simples, mas que pode trazer para as crianças a consciência sobre guardar dinheiro e, ainda, ajuda a preservar o meio ambiente ao reciclar materiais nocivos.
Na terceira idade, as pessoas precisam estar conscientes sobre educação financeira justamente para evitar a violência financeira - casos como familiares que recebem benefícios em nome do idoso, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), ou fazem dívidas em cima do nome de seu parente idoso. As pessoas idosas devem estar munidas de informações sobre seus direitos, os riscos do uso do crédito, e demais informações relevantes para esta fase da vida.
Uma ação voltada para famílias que querem diminuir gastos com as contas de casa e aprenderem a administrar melhor o dinheiro para ter uma vida financeira equilibrada. Nesta oficina, poderiam ser ensinados temas como orçamento, receita, imprevistos, economia de luz elétrica, dicas para economizar no supermercado, etc.
Por que é importante uma mobilização como a Semana ENEF? No Brasil, a nossa cultura de poupar dinheiro ainda está engatinhando.
Segundo o último relatório nacional da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), 40% dos brasileiros não poupam nada por mês. Do resto que consegue poupar algum valor por mês, apenas 10% separam uma parte para poupança.
De acordo com a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), educação financeira é todo o processo no qual os indivíduos melhoram a sua compreensão em relação ao dinheiro e produtos com informação, formação e orientação. Isso quer dizer que ela empodera o indivíduo para que ele não seja controlado pelo seu dinheiro, mas sim que saiba controlá-lo.
A Semana ENEF, ao trazer à tona a educação financeira, portanto, torna-se um grande movimento de transformação social porque ela permite que as pessoas realizem sonhos e tenham uma vida mais sustentável.
A última edição da Semana Nacional de Educação Financeira, a 6ª Semana ENEF, foi realizada entre 20 e 26 de maio de 2019. Esta edição bateu recordes de número de ações e público alcançado. Foram 14.835 iniciativas reportadas e um público total de 70,7 milhões de pessoas.
Os eventos dividiram-se em 2.030 online e 12.805 presenciais. Grande parte dessas ações, 2.231, ocorreram em escolas, mostrando o crescimento da importância atribuída ao tema entre os mais jovens.
Na primeira edição, ocorrida em 2014, aconteceram mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e DF. De lá para cá, a Semana ENEF teve um crescimento exponencial, o que prova que a educação financeira é um tema extremamente importante para a transformação social.
BAIXE AGORA O NOSSO GUIA PRÁTICO DE AÇÕES VOLUNTÁRIAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
Compartilhe