Uma das formas mais populares de realizar trabalho voluntário no Natal é organizando uma campanha de doação.
Existem muitas necessidades nas organizações sociais que atendem públicos vulneráveis diretamente. Uma delas, por sua vez, é a falta de materiais que garantam a sobrevivência da instituição.
As necessidades vão desde o mais básico, como alimentos e materiais de higiene pessoal, até brinquedos, roupas, entre outros.
Dessa forma, a campanha de doação é uma ação pontual que pode ajudar muitas pessoas, garantindo um bem-estar que, muitas vezes, o público assistido não tem. A época do Natal, por ser a época mais solidária do ano, acaba por mobilizar mais pessoas para arrecadação de materiais.
O segredo para uma boa campanha de doação é a mobilização e o engajamento. Quanto mais pessoas se envolverem, mais garantida é a arrecadação.
Muitas vezes, você tem uma grande vontade de organizar uma campanha de doação, mas não sabe por onde começar e nem como mobilizar muitas pessoas.
Comece pensando nos espaços que você frequenta e em qual desses lugares você tem mais poder de mobilização.
Você pode realizar uma campanha de doação junto à instituição religiosa que frequenta, ou ainda à sua escola, faculdade, clubes, organizações em geral. Todos esses espaços têm condições de ter mobilizações grandes de arrecadação.
Um dos espaços com maior força de mobilização é a sua empresa. Além disso, em um ambiente empresarial, geralmente, as chances de garantir sucesso na arrecadação são maiores, já que é um local onde muitas pessoas se reúnem diariamente.
Realizar uma campanha de doação no fim do ano, época em que as pessoas estão mais solidárias, pode trazer muitos benefícios para a empresa, como:
🔎 Responsabilidade social: tudo o que você precisa saber!
Para realizar uma campanha de doação no Natal, existem alguns passos que podem facilitar essa ação. Confira!
Busque uma organização social que você conhece ou alguma que esteja próxima da sua casa ou trabalho. Faça, também, uma pesquisa na internet para saber o que as pessoas falam sobre o local, mas saiba que nada substitui uma boa visita.
Procure entender o trabalho que é realizado e que tipo de materiais são mais necessários para a campanha de doação. Há produtos, como alimentos, por exemplo, que são muito necessários para a maioria das organizações. No entanto, existem momentos em que outros itens, como fraldas geriátricas ou material escolar, são mais urgentes.
Por isso, converse com os responsáveis pela organização, sempre tendo cuidado em não levantar expectativas que não poderão ser cumpridas.
Defina a quantidade de itens que você gostaria de arrecadar na campanha de doação. Pense estrategicamente para definir que tipos de ações você realizará para atingir seu objetivo. Nesse sentido, ter metas intermediárias pode ajudar a entender como está o progresso da campanha.
Pense nos meios de divulgação (redes sociais, WhatsApp, cartazes, flyers etc.) e que tipo de mensagem terá mais apelo:
Pense que realizar eventos, como happy hours ou um café da tarde, são ótimas maneiras de conseguir atenção total das pessoas e passar a sua mensagem de forma mais descontraída.
Crie uma equipe de voluntários para ajudar na busca de doações e parcerias na sua campanha de doação. Você pode buscar parcerias para estabelecer pontos de coleta (já pensou no restaurante onde você almoça todos os dias?) ou para a divulgação.
As parcerias também podem estar voltadas para a logística de doações ou pensando no evento de entrega das doações.
Quanto mais conveniente for fazer a doação, melhor será o resultado da sua campanha de doação. Distribua muitas caixas de coleta em posições estratégicas, pois, quanto mais visível e acessível, melhor!
Enquanto a campanha acontece, você precisará de um espaço para estocar as doações. Alguns tipos de produtos exigem triagem e classificação: tenha uma equipe de voluntários preparada para atuar nessa frente de trabalho.
Dependendo do tipo de produto que você está coletando, o volume e o peso das doações poderão ser bem grandes. Assim, mobilize voluntários ou parceiros que tenham capacidade de movimentar essa “carga do bem”.
As campanhas de doação são muito importantes por atacar problemas pontuais e imediatos das Organizações Sociais, mas não são só de doações que as Organizações vivem. Aproveite que você vai fazer a entrega dos produtos e realize uma ação voluntária.
Dessa maneira, pense nos tipos de atividades que seu grupo de voluntários pode realizar no dia da entrega das doações e aproveite cada momento junto ao público beneficiado pela Organização Social.
🔎 Entenda mais sobre: voluntariado empresarial
Uma das campanhas de doação mais comuns de serem realizadas em ambientes empresariais no final do ano são as chamadas Sacolinhas de Natal.
Nesse caso, os colaboradores são convidados a adotarem uma organização social, geralmente de crianças, mas pode ser de pessoas idosas, jovens ou pessoas com deficiência, por exemplo.
Cada colaborador, por sua vez, adota uma pessoa e compra um presente de Natal, que pode ser desde o que o próprio beneficiário pediu ou que a organização determinou.
Este tipo de ação é simples, pode fazer um Natal mais feliz para muitas pessoas e, ainda, faz com que os colaboradores encerrem o ano com a esperança renovada.
Se este tipo de ação é interessante para ser aplicada na empresa em que você atua, saiba que a MGN pode pode fazer todo o planejamento e organização do programa de Sacolinhas de Natal.
Compartilhe