Cultura organizacional: como fortalecê-la com ações de impacto social

Última atualização
fevereiro 14, 2023
Escrito por
Luana Costa

Se você faz parte do mundo corporativo, certamente já ouviu falar em "cultura organizacional". Trata-se da junção de crenças, valores e normas responsáveis por guiar e alinhar os comportamentos dos colaboradores de uma empresa, influenciando diretamente o clima da organização. 

É a cultura organizacional que posiciona a empresa tanto para fora (mercado) quanto para dentro (política interna). Por isso, interessa tanto às organizações construir e manter uma cultura forte, coerente e alinhada à estratégia do negócio

Ações de impacto social podem ser aliadas nesse processo. Quer saber como? Listamos abaixo algumas ideias de como incorporar práticas de transformação social na sua empresa e, como consequência, influenciar positivamente o clima organizacional, atrair e reter talentos e se posicionar no mercado como uma organização que leva a responsabilidade social a sério. 

Como construir uma cultura organizacional que funciona? 

Antes de mais nada, é preciso analisar os valores pelos quais a empresa quer ser reconhecida, lembrando que, para ter sucesso, tudo precisa estar diretamente alinhado com a sua estratégia de negócio.

Esse conjunto de valores nortearão as normas e políticas da empresa e servirão como guia para todas as escolhas que ela vier a fazer. 

No entanto, o maior desafio da cultura organizacional é tirá-la do papel. Vemos muitas vezes empresas adotarem palavras como eficiência, agilidade ou produtividade e estamparem seus escritórios e sites com esses mesmos dizeres, mas, na prática, não conseguem incorporá-los no dia-a-dia. Esse tipo de posicionamento constrói uma cultura fraca, que não se sustenta nem para os funcionários, que não se sentem confortáveis em vestir a camisa pois sabem que a realidade não condiz com o discurso, ou para o público externo, que na primeira interação com a empresa percebe a diferença entre teoria e prática. 

Logo, só a intenção não basta. As empresas precisam encarar os valores como norteadores e utilizá-los para guiar suas ações. Por exemplo, uma empresa que fabrica roupas jeans e tem como um de seus valores a sustentabilidade, deve encontrar maneiras de utilizar menos água em sua produção. Uma empresa de cosméticos com o mesmo valor, optaria por não fazer testes em animais e utilizar materiais sustentáveis em seus produtos.

Da mesma forma, uma empresa que tem como valor a flexibilidade, pode definir um dress code com menos restrições ou propor horários e modelos de trabalho flexíveis para sua equipe.

A cultura serve como espelho da organização. Os valores precisam refletir em tudo, desde os costumes e ritos internos até a qualidade do produto ou serviço prestado e nas interações com o cliente. 

Como ações de impacto social podem contribuir com a cultura organizacional?

Um levantamento da plataforma Gente, da Rede Globo, mostrou que, em 2020, a Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, já ocupava mais de 20% dos postos de trabalho. 

A chegada desses jovens ao mercado é importante porque traz mudanças contundentes, tanto nas estruturas e nos processos corporativos, quanto nas relações profissionais. Para essa geração, o que mais pesa na escolha de uma empresa para trabalhar é a oportunidade de desenvolvimento, o propósito da empresa e a diversidade no ambiente de trabalho

Em uma análise rápida, essa geração de novos profissionais valoriza as interações pessoais e se preocupa com o impacto das organizações no mundo. Sendo assim, para reter esses novos talentos as empresas precisam investir em:

  1. proporcionar vivências práticas entre funcionários e 
  2. dar aos colaboradores a oportunidade de trabalhar com propósito.

Unindo esses dois aspectos, temos um prato cheio para fortalecer a cultura organizacional por meio de ações de impacto social

Programa de trainee com impacto social: fortalecendo a cultura organizacional desde o processo de contratação 

Um ótimo jeito de fortalecer a cultura organizacional é começando do começo: no processo de contratação. E se, desde esse primeiro momento, os candidatos já fossem apresentados aos valores e diretrizes que guiam a empresa? 

É possível ir além e não só falar sobre a cultura, mas dar aos candidatos a possibilidade de experienciá-la. 

Uma solução para atrair e reter talentos pode ser a adoção da prática de realizar, já como uma etapa do processo seletivo, ações sociais com os candidatos ao programa de trainee. Para tanto, a organização deve optar por substituir as tradicionais etapas de dinâmicas de grupos, que muitas vezes focam na solução de problemas dentro da própria empresa, pela realização de projetos sociais com ONGs que colocam em xeque questões cruciais no processo seletivo como: trabalho em equipe, resolução de problemas, liderança, escuta ativa, criatividade e tantos outros atributos que podem ser avaliados. 

Ao mesmo tempo, essa dinâmica possibilita que o candidato compreenda a preocupação da organização com o seu impacto social e ambiental no mundo e aprenda mais sobre os seus valores na prática. 

Ao longo do último ano, a MGN acumulou experiências com empresas que veem valor no engajamento por meio de ações de impacto social. Desenvolvemos, junto com os nossos clientes, processos seletivos que envolvem o desenvolvimento de projetos para ONGs, além de palestras e workshops sobre ESG e outras temáticas sociais. 

Os resultados têm sido positivos para os dois lados. Percebemos que essa é uma poderosa ferramenta de atração e retenção de talentos, já que a nova geração de colaboradores tem, em seu DNA, a vontade de trabalhar com propósito. Ao mesmo tempo, as ONGs são beneficiadas com projetos de alto nível que trazem melhorias para a organização e ajudam a transformação social a chegar mais longe. 

Voluntariado empresarial: um meio de manter a cultura organizacional ativa e fortalecida depois da contratação

Utilizar o voluntariado empresarial para manter ações frequentes de impacto social na empresa que se alinhem à cultura organizacional é uma maneira de manter os valores da empresa sempre frescos na mente dos colaboradores.


Entenda como funciona o voluntariado empresarial


Ao se envolver com ações de voluntariado propostas pela empresa, além de se desenvolver como pessoa e como profissional, o funcionário pode também relembrar as palavras-chave que norteiam os pensamentos da organização e aplicá-los na prática. Por isso, o voluntariado empresarial é também uma ótima ferramenta de fortalecimento da cultura organizacional. 

Filantropia, Investimento Social Privado e Destinação de Recursos por meio de Leis de Incentivo são formas de colocar valores em prática, reforçar a cultura e “materializar as materialidades” da jornada ESG de qualquer organização!

Se você achou a ideia interessante, que tal adotar algo parecido na sua empresa? Na MGN, te ajudamos a entender qual ação de transformação social melhor se encaixa na sua estratégia. Entre em contato com a MGN e vamos conversar. 

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