Gestão de voluntariado: o que é e como fazer?

Última atualização
dezembro 20, 2019
Escrito por
Luana Costa

Gestão de voluntariado representa o gerenciamento de um grupo de voluntários que tem como objetivo manter os voluntários sempre engajados e realizados para que suas contribuições sejam constantes. 

Nesse sentido, não adianta ter grandes metas de mobilização e construir um grupo grande de voluntários se não tiver uma boa gestão. É ela quem vai aplicar as estratégias certas para que um programa de voluntariado dê certo. 

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Gestão de voluntariado: por que é importante? 

Há muitas razões para alguém se inscrever em um trabalho voluntário. As mais comuns são:

  1. Realização pessoal;
  2. Ajuda humanitária emergencial (quando há algum desastre);
  3. Identificação com a causa. 

Cada uma dessas motivações precisa muito de pessoas engajadas que oferecem seu tempo, trabalho e talento para fazer o bem ao próximo. 

É comum pensar, então, em mobilizar um número cada vez maior de voluntários, já que Organizações Não Governamentais (ONGs), instituições humanitárias em geral, escolas e projetos sociais sempre precisam de ajuda. 

Assim, quanto maior o número de voluntários, melhor para a organização, mas é maior também o trabalho para organizar uma ação de voluntariado. Por isso, o sucesso de um programa de voluntariado, seja de uma organização social ou de uma empresa, está em manter uma boa gestão. 

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Objetivos da gestão de voluntariado

A gestão de voluntariado tem como objetivo mobilizar um número cada vez maior de pessoas que querem fazer o bem e mantê-las ativas e motivadas na dedicação ao trabalho. Com isso, pode-se dizer que, sem uma gestão de voluntariado eficiente, não existe trabalho voluntário que realmente impacte positivamente na vida dos beneficiários. 

Além disso, podemos comparar a gestão de voluntariado com uma empresa. Nesse sentido, uma equipe só produz com mais criatividade e segurança quando se identifica com o propósito do trabalho e se sente motivada para tal. Tudo isso depende, majoritariamente, de uma boa liderança. 

Com o trabalho voluntário não é diferente. Por isso, é preciso manter a motivação e o empenho dos voluntários para que a ação de voluntariado aconteça sempre da melhor forma possível e consiga impactar positivamente na comunidade. 

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Como fazer gestão de voluntariado

As funções de uma gestão de voluntariado são:

  • Mobilizar pessoas para o trabalho voluntário; 
  • Lembrar constantemente os voluntários do impacto de seu trabalho na sociedade e/ou no meio ambiente; 
  • Dar orientações à organização social, garantindo que todos estejam alinhados com a missão, a visão e os valores da instituição; 
  • Realizar avaliações constantemente para saber o quanto o trabalho voluntário está impactando a organização social e fazer os devidos ajustes. 

Para fazer isso, é preciso, antes de tudo, ter uma equipe de liderança que coordene o programa de voluntariado. No caso de uma empresa, por exemplo, existe a possibilidade de formar um comitê de voluntariado com representantes de diversas áreas para se ter uma visão geral de toda a empresa e aumentar as chances de engajamento. 

O comitê, por sua vez, ajudará no planejamento das ações de voluntariado, sempre em conversas sobre quais ações podem ser melhores para a organização beneficiada sem esquecer de dialogar com as metas e objetivos da área de Responsabilidade Social da empresa. 

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Para cumprir com as funções da gestão de voluntariado empresarial, algumas práticas são recomendadas, como: 

Ter como parceria a comunicação interna e externa

É importante, para a mobilização de voluntários, estar em diálogo sempre com a comunicação interna da empresa ou organização. Dessa forma, comunicados periódicos sobre as ações de voluntariado previstas e até campanhas mais completas com foco no voluntariado permitem que o programa seja visto e mostram que a empresa apoia este tipo de iniciativa. 

A comunicação externa também precisa estar alinhada às ações voluntárias para divulgação de resultados e investimento no marketing social da empresa

Ter um cronograma de ações 

Para que o maior número de voluntários se mobilize para participar das ações no decorrer do ano, é necessário um planejamento. Por isso, um cronograma de futuras ações é primordial para a sustentabilidade do programa de voluntariado. 

Além dos voluntários conseguirem se programar, também conseguem enxergar uma continuidade das ações, dando sequência àquilo que construíram e valorizando ainda mais as metas do programa de voluntariado. 

Ter o apoio de lideranças da empresa 

Outro fator que influencia muito na gestão de voluntariado é o envolvimento das lideranças

Claro que, numa empresa, como em qualquer lugar, há líderes formais e informais. Assim, conseguir o envolvimento de ambas lideranças é sinal de sucesso; porém, o apoio dos líderes formais é fundamental para abrir as portas para a participação dos colaboradores no programa de voluntariado.

O líder, por sua vez, é um formador de opinião e é por meio de suas atitudes que a equipe percebe a empresa. O bom líder lidera pelo exemplo, que fala mais alto do que o discurso. 

Com tudo isso, podemos entender o quanto é fundamental o envolvimento da liderança nas ações de voluntariado para que elas ganhem força.

Fazer reuniões periódicas 

Reunir-se com o comitê de voluntariado com frequência é uma das boas práticas para que a gestão de voluntariado tenha sucesso. Se não for possível ter reuniões exclusivas sobre voluntariado, incluir essa pauta em reuniões que já acontecem na empresa também é uma boa estratégia. 

Nessas reuniões, é interessante apresentar dados que mostrem como o voluntariado é uma forma de desenvolver competências e habilidades na equipe e também fazer balanços sobre como foram as ações e como serão as próximas. 

Planejamento de um programa de voluntariado 

O sucesso da gestão de voluntariado depende, sobretudo, de um bom planejamento. Por isso, investir em um bom planejamento é fundamental para garantir que, lá na frente, o programa de voluntariado tenha realmente efeito na vida de muitas pessoas e ajude na transformação social. 

Dessa forma, planejar o programa de voluntariado junto com o planejamento estratégico da organização é o ideal, porque é preciso que a gestão de voluntariado esteja muito bem alinhada às metas e objetivos da empresa. 

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Passos de um programa de voluntariado:

  1. Compreender a complexidade de um programa de gestão de voluntariado;
  2. Definir o porquê de a organização incluir voluntários e alcançar resultados positivos para a comunidade em que está inserida; 
  3. Envolver os funcionários na concepção do programa de voluntariado; 
  4. Definir quais são os objetivos do programa e qual a relação com o negócio; 
  5. Oferecer apoio às lideranças para que elas se engajem em todo o processo de construção do programa; 
  6. Definir as políticas e procedimentos do programa de voluntariado;
  7. Definir quais serão as estratégias de mobilização e comunicação (pré e pós ação);
  8. Criar formas de avaliação de impacto do programa. 

Assim, com um planejamento bem definido, fica fácil colocar a mão na massa e fazer as ações voluntárias acontecerem. 

Se você se interessou pela gestão de voluntariado, leia mais sobre o tema aqui

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