Marketing e sustentabilidade são dois temas que podem se conversar, apesar de parecer que um não tem nada a ver com o outro.
Pare para pensar: quando você escolhe comprar um produto ou contratar um serviço, a forma como a empresa trata questões como meio ambiente e desigualdade social é decisiva na hora de fechar um negócio? Muito provavelmente, sim.
A aquisição de produtos e serviços ecoeficientes está ganhando cada vez mais espaço. A partir daí podemos pensar na proximidade das ações de marketing com a sustentabilidade.
Neste post, explicaremos melhor sobre a relação entre marketing e sustentabilidade. Confira!
Antes de chegar ao produto ou serviço final, é preciso que a sustentabilidade esteja presente em toda concepção. Para isso, é importante implementar alguns fatores na empresa, como:
Quando falamos em proteção ambiental, nos referimos a itens como controle de poluição na fabricação do produto, reutilização de resíduos, reciclagem, entre outros.
Já a responsabilidade social está relacionada às ações que a empresa adota para contribuir para uma sociedade mais justa. É por meio das ações de responsabilidade social que a instituição passa a ter uma postura positiva em relação à sociedade e contribui para o bem-estar do seu público externo e interno.
Responsabilidade social: tudo o que você precisa saber!
Por falar em público interno, é importante para a sustentabilidade da empresa, também, pensar na segurança dos seus funcionários durante a concepção de um produto ou serviço.
Isso quer dizer que a empresa precisa criar um ambiente seguro para garantir que seus colaboradores não se prejudiquem física e emocionalmente quando estiverem criando um produto ou serviço.
Além disso, é importante também ter posturas que deixem o público interno da empresa confortável e apto a contribuir de forma positiva com a sustentabilidade do negócio.
Algumas das posturas que podem ser adotadas são:
Dito isso, alguns desafios se apresentam quando esses três fatores são implementados na empresa. Vamos falar sobre eles a seguir.
Adotar uma postura que tenha a sustentabilidade como foco e entrar na “onda verde” por meio do marketing sustentável passa por alguns desafios. São eles:
Custos altos: As mudanças para uma empresa sustentável precisam começar com objetivos mensuráveis, dando equilíbrio ao orçamento da empresa. É como aquele velho ditado: não se pode dar um passo maior que as pernas.
Portanto, conte com o apoio de especialistas para fazer um orçamento real sobre o quanto sua empresa pode investir nas mudanças sustentáveis e o quanto essas mudanças também trarão ganhos a médio e longo prazo.
Lideranças desmotivadas: Para engajar o quadro de funcionários, é preciso que as lideranças estejam motivadas a aplicar as mudanças voltadas à sustentabilidade.
Priorizar a sustentabilidade como parte integrante da cultura e da filosofia da empresa se faz muito necessário. Ela deve ser entendida como uma estratégia de negócios e, por isso, precisa estar, primeiro, nos objetivos das lideranças.
Propaganda enganosa: Um dos maiores desafios das empresas que querem investir no marketing sustentável é oferecer verdade ao consumidor. Por isso que marketing e sustentabilidade precisam ser aplicados de dentro para fora.
Os consumidores estão cada vez mais informados e correm o risco de entenderem as estratégias de marketing sustentável como fachada para aumentar as vendas da empresa.
Por isso, é importante estruturar ações que realmente passam uma mensagem positiva sobre seu negócio. Abaixo, veremos mais sobre como implementar marketing e sustentabilidade.
Marketing social: quem se importa ganha mais
Depois de aplicadas as soluções de sustentabilidade no processo de concepção do produto ou serviço, é chegado o momento de colocar as ações de marketing voltadas à sustentabilidade em prática.
Algumas ideias de ações de marketing e sustentabilidade são:
Selos e certificações: Uma boa forma de mostrar ao consumidor do seu produto ou serviço que você é uma empresa que preza pela sustentabilidade é buscar selos e certificações que comprovem seu compromisso com o socioambiental.
Embalagens e matérias-primas sustentáveis: Se o seu negócio tem um produto final, ao invés de um serviço, procure sempre utilizar matérias-primas para embalagens que não poluem ou poluem menos o meio ambiente. Afinal, mesmo não podendo julgar o livro pela capa, sabemos que é muito decisiva a apresentação final do produto.
Ações de voluntariado para sustentabilidade: A sustentabilidade é um tema bastante usado em programas de voluntariado empresarial. Investir em ações com este foco também é uma forma de aplicar o marketing sustentável na empresa, alinhado à área de responsabilidade social.
Apoio a campanhas sociais: Outra forma de promover ações de marketing sustentável em sua empresa é apoiar campanhas de cunho social. Isso faz com que sua marca seja atrelada a boas causas e aumenta seu potencial de vendas.
Ao aplicar essas ações de marketing e sustentabilidade, a sua empresa passa a ter muitos benefícios. Conheça-os abaixo!
Investir em marketing e sustentabilidade traz inúmeros benefícios para seu negócio, além de trazer também benefícios para o meio ambiente e para a construção de uma sociedade mais justa.
O primeiro deles é o potencial aumento de vendas. Ao adquirir um produto de uma empresa que preza pela sustentabilidade, o consumidor entende como se ele estivesse fazendo uma boa ação.
A imagem da sua empresa passa a ter um valor social agregado, que vai além de produtos de boa qualidade. Além disso, outro grande benefício é o seu negócio se tornar referência para outras empresas, formando uma grande corrente do bem em prol de um planeta mais saudável.
Quer começar a aplicar ações de sustentabilidade na sua empresa? Baixe grátis o Canvas do Voluntariado para te ajudar a dar o start neste projeto!
Compartilhe