Moda sustentável como tema para ações de voluntariado

Última atualização
setembro 21, 2022
Escrito por
MGN Consultoria

Vivemos em uma sociedade onde temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente são cada vez mais caros e importantes. Por isso, utilizar a moda sustentável como tema para ações de voluntariado empresarial pode ser um caminho engajador e transformador. 

Mas o que realmente significa uma moda sustentável? Para entender melhor o conceito, desenvolvemos o conteúdo abaixo. Confira!

 

Moda sustentável: o que é?

Antes de entender o que é moda sustentável, precisamos compreender sobre consumo consciente. Moda sustentável tem como base consumir roupas de forma mais consciente. O que significa entender que todas as nossas escolhas de consumo no dia-a-dia têm algum impacto para o planeta. 

A indústria têxtil é uma das que mais utilizam recursos naturais em sua cadeia, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA). Desde a utilização de água, produtos químicos e matéria-prima do meio ambiente, o gasto não conjuga com a condição degradante que se encontra nosso planeta. 

Além disso, há um esforço contínuo do mercado em estimular o consumo acelerado de roupas. Essa condição faz com que aumente uma fabricação constante de coleções com obsolescência programada por estações e temporadas. O consumo acelerado deixa grandes marcas no meio ambiente. 

É por isso que empresas de fast fashion começaram a se preocupar com essas questões e colocaram como estratégia de ESG e responsabilidade social a moda sustentável. 


Leia mais: ISP, RSE, ESG: entenda as diferenças


Moda sustentável seria, então, uma forma de consumir roupas e acessórios que poluem menos e também pensar alternativas de reciclagem e reaproveitamento de materiais da indústria têxtil. 

Moda sustentável: 4 dicas para praticar

Para saber se você está consumindo roupas e acessórios de uma forma mais consciente, separamos algumas dicas. Confira:

  1. Verifique se a loja ou a rede de lojas que você está comprando tem denúncias de trabalho escravo ou infantil em sua confecção. 
  2. Pesquise se a loja descarta resíduos químicos nocivos de forma incorreta no meio ambiente. 
  3. Procure se informar se determinada marca tem atitudes sociais e ambientais em sua responsabilidade social. 
  4. Questione-se sempre sobre como, onde e por quem foi feita aquela roupa que você irá comprar.

Esses são alguns meios de praticar a moda sustentável enquanto consumidor. Por outro lado, muitas são as formas de reduzir os impactos sociais e ambientais da indústria da moda por parte das empresas. 

Durante a confecção, a empresa pode optar por aumentar a vida útil de uma peça de roupa através do acabamento, pode usar tecidos que causem menos danos à natureza, e assim por diante. 

Ao optar por colocar a moda sustentável como tema principal de um programa de voluntariado empresarial, por exemplo, a organização não só promove ações que podem ajudar a reduzir os impactos ambientais, como também estimula que seus colaboradores passem a adotar posturas mais conscientes de consumo. 

Além disso, é bom para a imagem da empresa mostrar à sociedade que está preocupada com questões relacionadas à transformação social. 


Leia mais: Marketing e sustentabilidade: qual é a relação?


Moda sustentável: ideias para o programa de voluntariado empresarial

A moda sustentável como tema para ações de voluntariado é um caminho que pode ser estratégico tanto para o negócio quanto para a transformação social. Além disso, é um tema que pode abranger diversas áreas de dentro da empresa. 

Por exemplo, realizar uma oficina de empreendedorismo para mulheres que trabalham na cadeia da moda exige conhecimentos de setores que, muitas vezes, nem estão atrelados diretamente à moda, mas sim à área de planejamento de uma empresa, ou até mesmo à área jurídica. 

Esta é a proposta do programa de voluntariado empresarial do Instituto C&A e o Instituto Lojas Renner, grandes parceiros da MGN. As ações de voluntariado do IC&A e da Renner têm como cerne promover a moda sustentável olhando para toda a cadeia produtiva, que vai desde projetos de empoderamento feminino até oficinas de reciclagem com crianças. 

Algumas das ideias de ações de voluntariado empresarial sobre moda sustentável que a MGN realiza são: 

  • Oficinas de reciclagem de resíduos da indústria têxtil, como resíduos de tecidos. 
  • Organização de bazar e estoque de organizações sociais parceiras.
  • Pinturas e revitalização de ONGs com atendimento direto aos públicos beneficiados. 
  • Workshop de empreendedorismo e e-commerce para mulheres da cadeia da moda. 

Para realizar essas ações, é possível contar com o apoio e parceria de organizações sociais que atuam na ponta, ou seja, que possuem atendimento direto à população. Dessa forma, a ONG oferece espaço e também possibilidades de novas ações que condizem com sua realidade. 

Se você gostou e quer organizar ações voltadas à moda sustentável em sua empresa, envie uma mensagem para a MGN e vamos conversar. 

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo