Voluntariado ambiental: o que é e como fazer?

Última atualização
agosto 5, 2022
Escrito por
MGN Consultoria

Voluntariado ambiental é quando você reserva um pouco do seu tempo, talento e trabalho para ajudar causas relacionadas ao meio ambiente. 

As causas ambientais são muito caras para nossa sociedade. Afinal, se a natureza foi (e ainda é) tão explorada, nós temos que emergencialmente cuidá-la e restaurá-la para ter alguma possibilidade de futuro. 

O voluntariado ambiental, dessa forma, é um meio para conscientizar as pessoas em torno do tema, além de proteger, cuidar e restaurar o meio ambiente. 

Voluntariado ambiental: entendendo o conceito

O conceito de voluntariado ambiental surgiu da necessidade em proteger nosso planeta das mudanças climáticas e outras ameaças que oferecem graves riscos à biodiversidade. Estamos falando de oceanos poluídos, desmatamento desenfreado, todo tipo de desequilíbrio ecológico causado pela ação da humanidade, entre outros. 

Pensando nisso, nos últimos anos, muitas pessoas têm criado movimentos no ativismo ambiental, que vão desde ações simples, como plantar árvores, até discussões mais amplas, como moda sustentável, consumo consciente e, até mesmo, vegetarianismo e veganismo.  

Há muitas pessoas dedicadas à causa ambiental, de governos e órgãos governamentais a empresas, organizações sem fins lucrativos, agências da ONU até indivíduos. E há muitas maneiras de se unir a esse movimento crescente de ação ambiental, incluindo o voluntariado para esse tipo de causa. 

Como começar um voluntariado ambiental?

Diferentes pessoas dão diversas razões para querer se envolver em voluntariado ambiental. Para alguns, o desejo de ajudar as causas em que acreditam ou se apaixonam é o principal motivo. Outros são movidos pelo caráter emergencial. Para você que quer começar a fazer trabalho voluntário ambiental, seja por qual razão for, aqui estão sete maneiras de começar: 

  1. Plante árvores

Considerando os benefícios ambientais das árvores, essa é uma boa forma de começar um trabalho voluntário ambiental: plantando árvores. Elas compensam as emissões de carbono, diminuem a erosão do solo e fornecem alimento e habitat para a vida selvagem.

  1. Proteja terras públicas

Não temos certeza se você sabe disso, mas os parques públicos abrigam espécies da nossa mata e, muitas vezes, são parte de área de proteção ambiental. Por isso, é importante proteger essas terras e trabalhar voluntariamente para restaurá-las é uma forma de atuar para uma causa nobre. 

  1. Faça uma limpeza

Você não precisa reunir uma equipe e enfrentar uma área enorme para ter uma limpeza bem-sucedida (embora seja legal se você fizer isso!). Pode ser tão fácil quanto pegar lixo no seu bairro com alguns amigos. Ao recolher o lixo, você remove os riscos físicos para a vida selvagem, diminui a poluição das águas subterrâneas e protege a estrutura do habitat. E você pode fazer isso em qualquer lugar - incluindo praças públicas, praias e, até mesmo, a rua do seu bairro. 


Plogging: conheça o esporte que une exercício físico com sustentabilidade


  1. Cultive uma horta comunitária

Chamando todos os “dedos verdes”! Hortas comunitárias são lugares compartilhados onde as pessoas podem se reunir para plantar todo tipo de coisas, incluindo frutas, vegetais e ervas. Eles não apenas criam laços entre vizinhos, mas também absorvem carbono, sustentam habitats de polinizadores e reduzem o transporte de alimentos por longas distâncias. Seja voluntário em uma horta comunitária perto de você ou comece a sua própria!

  1. Ajude a vida selvagem

Essa é para quem chora sempre que vê vídeos de animais fofos em seu feed. Para vocês, existe trabalho voluntário para ajudar programas de resgate e reabilitação de animais selvagens, cuidando de animais ou trabalho administrativo. Procure uma ONG que faça resgate de animais e ofereça ajuda! 

  1. Junte-se a um movimento

Se você deseja causar impacto em maior escala, seja voluntário por meio de organizações focadas na ação coletiva. É possível também organizar ações coletivas junto aos espaços que você frequenta, como seu ambiente de trabalho, por meio de um programa de voluntariado empresarial. 

O fato é que quase qualquer motivo que o incentive a querer se tornar um voluntário ambiental vale a pena. Você nem precisa ter um objetivo definido, desde que esteja genuinamente interessado em trabalhar por uma boa causa.

Voluntariado ambiental: por que fazer?

A América Latina tem uma das maiores necessidades de voluntários ambientais do mundo. As pressões econômicas em muitos países onde o crescimento populacional é alto promoveram o desmatamento, por exemplo, como forma de reduzir o desemprego e aumentar as receitas do governo. 

Portanto, geralmente, há muito pouca ajuda do governo para as organizações ambientais e os projetos que elas gerenciam. Como resultado, um grande número de organizações ambientais conta com voluntários para auxiliá-los em seu trabalho e fornecer apoio financeiro. 

Como moramos no Brasil, onde o desmatamento gerou um grave problema ambiental, sua contribuição como voluntário ambiental pode ajudar a garantir a sobrevivência a longo prazo de uma floresta ou de uma espécie ameaçada.

Sua participação como voluntário ambiental também pode ter um impacto indireto. Você pode contribuir fazendo a comunicação de boas ações em prol do meio ambiente. Também pode participar de formações para que determinada comunidade pare de fazer uma prática prejudicial ao meio ambiente. 

Voluntariado ambiental: empresas preocupadas com o meio ambiente 

Outra forma de contribuir para a causa do meio ambiente é consumir produtos e serviços de empresas que possuem um trabalho de responsabilidade social voltado ao meio ambiente.

As empresas usam enormes quantidades de recursos do nosso planeta e, por sua vez, causam grandes impactos. É fundamental que a sustentabilidade esteja no centro de seu fornecimento, produção e distribuição para garantir que o mundo em que vivemos continue habitável para todos.

As tendências de compra estão mostrando que as pessoas priorizam o impacto ambiental ao comprar. Essa gravitação em torno de empresas que compartilham do interesse em proteger o planeta ocorre em um momento em que a escolha se torna cada vez mais urgente.

Atualmente, muitas empresas têm se conscientizado sobre a importância da sustentabilidade nos negócios e trazem isso para a sua jornada ESG (Environmental, Social and Governance)

Para ser realmente sustentável, as empresas devem operar com a intenção genuína de deixar o mundo, as comunidades, as pessoas e os stakeholders em melhor situação. Convencionalmente, as empresas valorizam o lucro e os resultados financeiros acima de tudo. 

As empresas sustentáveis, por sua vez, ​​posicionam seu impacto na comunidade e no meio ambiente como medidas críticas de seu sucesso. Eles empregam uma linha de base tripla em que as pessoas, o planeta e o lucro são considerados.

Quando uma empresa afirma que suas operações são sustentáveis, ela deve se atentar a:

  • Fornecimento transparente e ético de materiais;
  • Práticas de fabricação ambientalmente conscientes;
  • Embalagens conscientes do desperdício (recicláveis, com o mínimo de material possível);
  • Opções de envio que negam a pegada de carbono;
  • Desviar resíduos de aterros sanitários no fim da vida útil de seus produtos

Uma das outras formas de materializar essa intenção é investindo em ações de voluntariado empresarial que levem em consideração o meio ambiente como causa central. 

Criar um programa de voluntariado com foco no ambiental não é só estar preocupado em passar uma imagem de empresa sustentável, mas também é atuar para que verdadeiramente as organizações contribuam para garantir um futuro para o planeta. Além disso, oferecer oportunidades para que os seus colaboradores conheçam meios de ajudar nessa transformação social. 

Há quase duas décadas, a MGN ajuda empresas a desenvolverem seus programas de voluntariado e tem muita experiência com ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Se você precisa dessa ajuda, clique aqui e entre em contato. 

Compartilhe

Twitter

Inscreva-se em nossa newsletter

Assinar Newsletter

Posts relacionados

Pular para o conteúdo