Existem organizações ao redor do mundo utilizando Programas de Voluntariado Empresarial para desenvolver seus próprios funcionários.
Foi o que revelou a pesquisa da International Association for Volunteer Effort (IAVE), que teve início em 2020, e entrevistou representantes de 80 empresas responsáveis por operações de voluntariado corporativo em mais de 175 países para entender qual é o cenário do voluntariado corporativo para um mundo pós pandêmico.
Utilizar o voluntariado empresarial como ferramenta de gestão de pessoas é uma estratégia bastante eficiente para o engajamento e compromisso do funcionário com a organização, porque estimula a participação cidadã dos colaboradores.
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Ao se envolver com ações de voluntariado propostas pela empresa, o funcionário poderá também se desenvolver como pessoa e como profissional. Por isso, o voluntariado empresarial como ferramenta de gestão de pessoas torna-se muito valioso.
Abaixo, vamos explicar melhor como tudo isso funciona.
Para começar, é importante entender o conceito de gestão de pessoas ou, como comumente é chamado, a administração de recursos humanos.
Muitas vezes, confunde-se a área de gestão de pessoas com o a área de RH (Recursos Humanos). Esta área representa a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza para exercer seu trabalho. Já a área de gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais.
Para garantir a valorização dos profissionais, a gestão de pessoas dentro de uma empresa indica um conjunto de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com o objetivo de administrar melhor os comportamentos internos dos colaboradores e, consequentemente, potencializar o capital humano nas organizações.
Isso pode ser feito através de uma série de ações voltada ao desenvolvimento dos colaboradores, como:
a) Capacitação;
b) Estímulo à participação;
c) Envolvimento e engajamento dos colaboradores;
d) Desenvolvimento de funcionários.
A gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que só sobrevive se tiver o envolvimento das lideranças.
Além disso, o setor de gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.
Participar de ações voluntárias com a empresa traz muitos benefícios para o colaborador. Alguns deles são:
Muitas vezes, o funcionário precisará organizar uma ação do início ao fim e, com isso, aprenderá como lidar com os demais participantes da ação voluntária, delegando tarefas e gerenciando o tempo e imprevistos que podem surgir no meio do caminho.
Estas são habilidades fundamentais para um bom líder, já que um dos aspectos de uma boa liderança é ter uma visão ampla (de baixo para cima) de todo projeto.
Quando um funcionário participa do voluntariado empresarial, ele aprende na prática o que significa uma cultura de colaboração.
Isso se dá porque há colaboração por parte da empresa, cedendo espaço para este tipo de ação, por parte dos funcionários, da organização social e dos beneficiados. Todo mundo ganha!
Um trabalho voluntário pode desafiar muito os colaboradores a desenvolverem novas potencialidades e, consequentemente, usar essas qualidades adquiridas no trabalho do dia a dia.
Por exemplo, um analista aprende, por meio do trabalho voluntário, como gerenciar uma equipe e delegar tarefas para que, futuramente, ele se torne um líder em potencial.
Por meio de um programa de voluntariado empresarial como ferramenta de gestão de pessoas, o colaborador passa a ter contato com o valor social que seu trabalho tem.
Por exemplo, um banco que faz trabalho voluntário voltado à educação financeira e à geração de renda para famílias em vulnerabilidade social pode trazer mais consciência sobre o quão importante é seu conhecimento para a transformação social. Além disso, esse tipo de iniciativa pode ser usado para mudar realidades.
Baixe gratuitamente: guia de ações voluntárias em Educação Financeira
Não há nada mais estimulante para uma pessoa do que se sentir útil. Muitas vezes, os colaboradores não conseguem ver tão de perto o seu trabalho fazendo diferença na vida das pessoas.
Por isso, um trabalho voluntário pode ampliar a visão de mundo e tornar-se uma ferramenta muito eficiente para a gestão de pessoas. Isso acontece porque o funcionário passa a ver ali o quanto pode ser útil na criação de um mundo mais justo.
Quando o colaborador se vê como agente de transformação social, ele fica muito mais engajado com as ações de voluntariado da empresa.
Para utilizar o voluntariado empresarial como ferramenta de gestão de pessoas, é preciso que líderes e gestores estejam mobilizados no programa e saibam dos benefícios do voluntariado para seus funcionários.
Algumas ideias de como fazer isso são:
Quais os objetivos do voluntariado empresarial como ferramenta de gestão de pessoas?
Hoje em dia, as empresas precisam estar engajadas na sociedade, colaborando de forma direta com o poder público e a sociedade civil. Do contrário, ela perde credibilidade tanto para os colaboradores, que estão buscando cada vez mais empresas que prezam pelo seu papel social e pela diversidade, quanto para o público-alvo, ou seja, quem irá consumir seus produtos ou serviços.
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São estes os objetivos do voluntariado empresarial como ferramenta de gestão de pessoas: permitir que os funcionários não desenvolvam suas potencialidades por meio das ações voluntárias, como também criar neles orgulho de pertencer a uma empresa solidária e que pensa na sociedade que pertence.
Para operacionalizar a gestão de pessoas através do voluntariado empresarial é preciso que as áreas de Responsabilidade Social e gestão de pessoas estejam muito bem alinhadas. Para isso, é importante criar reuniões periódicas entre as duas áreas e demais ações que permita que as áreas conversem entre si.
Por exemplo, criar estratégias para reconhecer os colaboradores que realizam trabalhos voluntários junto à empresa é um bom caminho, porque, além de estimular os voluntários, também ajuda na mobilização de mais pessoas para as ações sociais.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, desde 2015, vêm mobilizando a sociedade para os desafios desses próximos anos.
A chamada Agenda 2030 mostra constantemente o quanto o nosso compromisso com a sociedade é muito maior do que podemos imaginar.
E as empresas têm papel essencial para o cumprimento dessa agenda. Nesse sentido, é a partir da compreensão e da articulação de elementos como uma perspectiva integrada, uma prática efetiva e uma atuação independente que fará dos ODS um diferencial estratégico para a empresa, e não um fator de acomodação ou discurso superficial.
Isso indica um processo longo e profundo que implicará em mudanças nas empresas, e até mesmo em seus modelos de negócio.
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Uma vez que as empresas possuem esse papel estratégico na transformação da sociedade, é de grande valia a criação de uma área de Responsabilidade Social capaz de saber utilizar o voluntariado empresarial como ferramenta de gestão de pessoas.
Para isso, é preciso que o programa de voluntariado esteja alinhado ao negócio e aos objetivos futuros da empresa.
Isso quer dizer que é fundamental a empresa ter como ponto norteador transmitir seus valores para a comunidade de interesse, planejando ações que se alinhem aos princípios de sustentabilidade e de responsabilidade social do negócio.
Nós podemos te ajudar a construir um programa de voluntariado empresarial engajado com seu negócio e que seja realmente transformador. Entre em contato!
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