Multiplicadores de Ideias: inclusão de pessoas trans no mercado de trabalho

Clientes:

Instituto C&A

Segundo dados da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), cerca de 90% das pessoas trans no Brasil recorrem à prostituição como meio de sobrevivência devido à dificuldade de acesso ao mercado de trabalho formal. 

Com o objetivo de contribuir para a mudança deste cenário, levamos o projeto Multiplicadores de Ideias, uma iniciativa do Instituto C&A com apoio técnico e estratégico da MGN, até a Casa Chama, uma organização social localizada no centro da cidade de São Paulo dedicada ao apoio de pessoas trans em situação de vulnerabilidade. 

A metodologia do Multiplicadores de Ideias foi desevolvida com o propósito de driblar a discriminação e a falta de oportunidades no mercado, promovendo inclusão por meio da troca de conhecimento e vivências de pessoas de diferentes contextos e áreas. 

Durante quatro horas, sete funcionários da C&A Brasil se voluntariaram para atender 22 pessoas trans em situação de vulnerabilidade e trocar conhecimentos e vivências sobre carreira, mercado de trabalho e oportunidades. O grupo foi dividido em três estações de atividades:

  • Estação Fábrica de Currículos: nesta estação, os voluntários auxiliaram os conviventes da Casa Chama a construir currículos profissionais. Esses documentos foram deixados salvos e organizados para que a Casa possa gerenciar e disponibilizá-los conforme necessário.
  • Estação de Talentos e Habilidades: os participantes passaram por testes que evidenciaram suas habilidades socioemocionais. Com base nos resultados, os voluntários ofereceram orientações sobre como manter, melhorar e utilizar essas habilidades na busca por oportunidades de trabalho.
  • Estação Loja de Talentos: nesta estação, foi oferecido um treinamento prático sobre as etapas de uma venda, proporcionando aos participantes uma experiência realista e aplicável ao mercado de trabalho.

Estruturamos a ação Multiplicadores de Ideias de modo que ela vá além da entrega de ferramentas práticas para a inserção no mercado de trabalho, mas também se torne um momento de acolhimento e empoderamento para as pessoas atendidas. 

Escuta ativa, sensibilização, acolhimento e resgate da autoestima dos participantes são alguns dos resultados intangíveis da ação e também um dos motivos que a tornam tão especial. 

Ao fim do dia, os voluntários e voluntárias saíram da ação ainda mais conectados com os valores da C&A Brasil, que se define como uma organização apaixonada pelas pessoas e conhecendo mais as causas apoiadas pelo Instituto C&A.  

Se esse é o tipo de engajamento que você procura, entre em contato e descubra como podemos te ajudar.

Nossos projetos

Todos
Ajuda Humanitária
Diversidade
Educação
Esporte
Meio Ambiente
Monitoramento e Avaliação
Tecnologia
Voluntariado empresarial
Pular para o conteúdo